Futebol | Gabriel Neri | 20/10/2019 09h37

Éderson: a revelação do meio-campo cruzeirense que nasceu em Campo Grande

Compartilhe:

Éderson José dos Santos Lourenço foi o autor do gol da vitória do Cruzeiro sobre o Corinthians neste sábado, 19 pelo Brasileirão. O placar de 2 a 1 na Arena Corinthians tirou o time mineiro parcialmente da zona de rebaixamento e agravou a situação do time paulista, que está a cinco jogos sem vencer. O volante campo-grandense vem sendo um dos destaques em meio a crise vivida pelo Cruzeiro e tem a confiança do treinador, dos colegas e dos torcedores.

A trajetória do jovem de 20 anos no futebol começou no Desportivo Brasil-SP em 2013. Desde seu início, se destacou pela boa presença ofensiva, força física e visão de jogo. Isso é tudo que um meio-campo precisa em futebol cada vez com menos espaços.

Ele foi contratado por empréstimo para categoria sub-20 do Cruzeiro em 2018. No ano do hexacampeonato da Copa do Brasil, ele estava integrado ao elenco principal e foi campeão mesmo sem jogar. Seu jogo de estreia foi fora de casa, entrando no segundo tempo, contra o Botafogo no empate em 1 a 1 pelo Brasileirão no Nilton Santos. Ainda em 2018, ele jogou mais quatro vezes.
Na atual temporada, também começou como reserva e não teve muitas chances de atuar com Mano Menezes. Isso porque antes da Copa América, o Cruzeiro contava com Lucas Romero e Lucas Silva. Ambos saíram e Éderson passou a ser primeiro reserva.

Oportunidades

Os péssimos resultados e o clima fora de campo decretaram o fim da era Mano após três anos. Rógerio Ceni foi contratado para salvar o time que estava afundando. Ele ficou no cargo apenas por oito jogos até ser demitido. Mas para o campo-grandense, essa passagem do, agora, técnico do Fortaleza foi importante. Éderson ganhou oportunidades de atuar e seu desenvolvimento foi muito bom.

Com uma situação difícil, Abel Braga assumiu a equipe com o objetivo de tirar o time da zona de rebaixamento. Até agora, vem conseguindo os resultados necessários e mais que isso, trouxe de volta a confiança dos jogadores e torcida.

O garoto Éderson ganhou a titularidade. Formando a dupla de volantes com Henrique, o camisa 15 está nas graças do treinador. Abel já afirmou: “esse cara é absurdo, é monstro” e completou dizendo: “é um jogador moderno. Ele vai disputar a Olimpíada”.

Tantos elogios e boas atuações foram coroadas com um gol na Arena Corinthians. Mais que apenas um gol, o tento que valeu a saída momentânea do Z4 e a primeira vitória fora de Belo Horizonte em 1 ano e 4 meses pelo Brasileirão.

Seu primeiro gol como profissional foi num momento de muito oportunismo. A jogada surgiu de uma bola recuada por Fagner, lateral corintiano, e Éderson, que estava caído, se levantou e saiu de cara para o goleiro. Não havia impedimento e o volante foi muito tranquilo para driblar e decretar a vitória. Como mesmo descreveu: “estar no lugar certo, na hora certa”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS