Futebol | Da Redação | 07/06/2020 09h03

Desde 2013, líder da primeira fase do Estadual não fica com título

Compartilhe:

A primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A foi encerrada antes da suspensão de jogos devido ao surto do coronavírus (covid-19). O Aquidauanense ficou com a melhor campanha pelos critérios de desempate, mas se avaliar as últimas edições do Estadual, a liderança pode não ser tão boa. Isso porque, desde 2013 o primeiro colocado da fase de classificação não fica com o título. O formato atual é disputado desde 2006 e apenas três vezes o líder ficou com o caneco.

O azulão somou 18 pontos e seis vitórias, assim como o Águia Negra, mas ficou à frente por conta do saldo de gols. O Clube Esportivo Nova Esperança (Cene), de 2013, liderou a competição com três pontos de vantagem do Ivinhema, e ficou com o título em cima do Naviraiense. Desde então, nenhum clube conseguiu ser líder da primeira fase e erguer o troféu. No ano seguinte, o bicampeonato do Cene veio com quarta campanha na primeira fase.

O formato atual da competição começou em 2006 e o Cene terminou com 11 pontos à frente do Coxim, mas caiu na semifinal diante da Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão (Serc). O caneco inédito ficou com o Coxim que conquistou o título sobre o time de Chapadão do Sul.

O Águia Negra liderou a competição de 2007 com três pontos de vantagem para o segundo colocado, o Cene, e conquistou seu primeiro título sobre o rival. No ano seguinte, o Águia liderou novamente, três pontos à frente de Comercial e Corumbaense, porém caiu na segunda fase e ficou fora das semifinais. O Ivinhema que teve a quarta melhor campanha da primeira fase levou o título em cima do Misto que teve apenas a nona campanha entre os dez classificados.

Em 2009, o Itaporã liderou o Estadual e ficou dois pontos à frente do Naviraiense que ficou com o título sobre o maior rival, Ivinhema, que teve a quinta campanha da fase de classificação. No ano seguinte, o Naviraiense ficou com a melhor campanha quatro pontos à frente do Águia Negra, mas perdeu o título para o Comercial, que teve a sexta campanha dos oito classificados.

Naviraiense campeão de 2009 (Foto: soucen.blogspot)

O Cene, de 2011, comandou de ponta a ponta o Estadual. Líder da primeira fase, nove pontos à frente do Maracaju, a equipe foi campeã sobre o Aquidauanense que teve a sétima campanha entre os oito classificados.

Ivinhema e Aquidauanense empataram em pontos no Estadual de 2012, mas o azulão do vale ficou à frente no número de vitórias. Ambos caíram nas quartas de final. O Águia Negra com a quarta campanha, foi campeão sobre o Naviraiense, que passou com a sétima campanha.

Os anos de 2013 e 2014, foram do último bicampeão do estado. O Cene conseguiu o feito de ser o último líder e campeão do Estadual, em 2013, e o Naviraiense liderou o Estadual no ano da Copa do Mundo, mas caiu exatamente diante do Cene nas semifinais.

Cene campeão de 2014 (Foto: Jornal Gazeta do Mato Grosso do Sul)

Em 2015, o Águia Negra liderou mas caiu de cara nas quartas de final para o Comercial que teve a sexta campanha e ficou com o título. O título foi em cima do Ivinhema que teve a quinta campanha da primeira fase. Já em 2016, o Comercial liderou e perdeu o título para o Sete de Setembro que teve a quarta campanha na fase de classificação.

Equipe do Comercial campeão de 2015 (Foto: Blog do Ariellex)

Nos anos de 2017 e 2018 o Águia Negra liderou a fase de classificação. Em ambos, queda precoce nas quartas de final para o Novoperário, que em 2017 teve a sétima campanha entre os oito, e no ano seguinte, só se classificou pela punição ao Costa Rica. Em 2017, o Corumbaense saiu da fila exatamente sobre o Novoperário. Na primeira fase, o carijó teve a terceira campanha. No ano seguinte, foi a vez do Operário sair da fila exatamente em cima do então atual campeão. O galo teve a terceira campanha contra a quarta campanha do carijó.

Na temporada do ano passado do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A, o Operário assumiu a ponta na última rodada e ficou um ponto à frente do clube de Rio Brilhante. O galo caiu nas quartas de final diante do Aquidauanense que teve a pior campanha entre os oito classificados, e o Águia Negra terminou com o título.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS