Futebol | GE.net | 16/10/2005 13h52

Corinthians e Palmeiras enfrentam-se no maior clássico paulista

Compartilhe:

A tarde de domingo promete. A capital paulistana vai parar a partir de 16 horas para assistir ao clássico entre Palmeiras e Corinthians, válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro e fundamental para a pretensão de ambos na competição.

Os eternos rivais entrarão em campo com o mesmo objetivo, mas movidos por razões diferentes.

O Palmeiras, revigorado desde a chegada do técnico Emerson Leão, quer ser o \"vingador\" da Série A e, assim, derrubar o Corinthians, principal favorecido pela manobra do STJD, que anulou 11 partidas do Brasileirão por suspeita de manipulação de resultados.

Já o Timão, 100% no Brasileiro desde a troca de Márcio Bittencourt por Antônio Lopes, vem com status de campeão após derrubar um tabu de quase quatro anos sem vencer o Santos e de eliminar definitivamente o rival da Baixada da luta pelo tricampeonato nacional.

O brilho do clássico estará um pouco ofuscado pelas ausências de Marcinho, artilheiro palmeirense, com 17 gols, além de Roger e Rosinei, peças fundamentais no esquema de Antônio Lopes. Para compensar, Marcelo Mattos estará de volta ao meio-campo após cumprir suspensão automática.

Para o volante, as confusões ocorridas na Vila Belmiro não irão se repetir. \"O Palmeiras é uma grande equipe, que está lutando pelo título. Será difícil para nós, mas para eles também. Espero que seja um jogo disputado apenas na bola e que as equipes se respeitem. Que vença o melhor\".

Apesar dos desfalques, o Delegado confia na força do grupo alvinegro e aposta em mais uma apresentação heróica de seus comandados. \"Uma vitória como aquela diante do Santos dá moral para qualquer equipe, e a perda do Roger ou de outro jogador é pequena comparada ao que passamos na Vila Belmiro. Espero um jogo difícil, pois o Palmeiras é forte, com jogadores que passaram por seleções do Brasil e do Paraguai. Será uma partida dificílima para nós, como também será para eles. Tudo pode acontecer\", arriscou.

Quem também espera repetir a brilhante atuação da Vila contra o arqui-rival é o zagueiro Betão. Autor de seu primeiro gol em 98 jogos como profissional diante do Santos, Betão quer aumentar seu currículo antes de se tornar \"centenário\". \"Eles têm um elenco muito bom e a partida será bastante complicada, mas espero fazer mais um gol antes de chegar ao 100º jogo\".

Para impedir que o Timão elimine mais um rival, o Verdão terá de reverter um retrospecto negativo contra o rival nos últimos anos. Dos 11 clássicos mais recentes contra o Alvinegro, o clube do Parque Antártica venceu apenas um (no Brasileirão passado). No restante, foram três empates e sete derrotas.

Assim, para dar adeus aos números negativos e colocar o Verdão de vez na briga pelo título, o técnico Emerson Leão mandará a campo uma equipe diferente. Na lateral, sai André Cunha, que não agradou nos últimos jogos, e volta Corrêa, perigo constante nas bolas paradas. Já o volante Roger ganhará outra oportunidade entre os titulares no meio-campo.

No ataque, o treinador ainda faz mistério e não confirma o substituto do artilheiro Marcinho. Warley treinou entre os titulares durante a semana, mas não agradou ao técnico e pode perder a vaga para Washington ou Cláudio.

Cientes de que uma vitória sobre o Corinthians mantém viva a disputa pelo título, os jogadores do Palmeiras demonstram disposição para arrancar os três pontos no clássico. \"Será uma responsabilidade grande para nós. Se vencermos, o campeonato vai dar uma esquentada\", analisa o lateral Fabiano.

FICHA TECNICA
PALMEIRAS: Marcos; Corrêa, Daniel, Gamarra e Fabiano; Marcinho Guerreiro, Roger, Juninho e Diego Souza: Gioino e Warley (Washington ou Cláudio).
Técnico: Emerson Leão.
CORINTHIANS: Fábio Costa; Eduardo Ratinho, Betão, Marinho e Gustavo Nery; Marcelo Mattos, Bruno Octavio, Fabrício (Dinelson ou Wendel) e Hugo (Dinelson); Nilmar e Tevez.
Técnico: Antônio Lopes.

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 16 de outubro de 2005, domingo
Horário 16h (Brasília)
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (Fifa-PE)
Assistentes: Erick Bartolomeu Antas e Silva Bandeira (Fifa-PE) e Luciano José Coelho Cruz (PE)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS