Futebol | Gazeta MS | 05/10/2018 09h04

CBF divulga calendário de 2019 e estadual de MS ganha mais dias

Compartilhe:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário de competições para 2019 com poucas alterações em relação à este ano, mas com algumas novidades. Com a Copa América que será disputada no Brasil entre junho e julho, o Brasileiro Séries A e B repetirão a paralisação no período, como foi em 2018 para Copa do Mundo. Em relação aos Campeonatos Estaduais, 18 datas serão disponibilizadas entre janeiro e abril. Além disso, jogos noturnos não poderão mais ter início após às 20h30 (MS), 15 minutos a menos que o praticado até esse ano.

Alvo de críticas pelo pouco tempo de disputa em 2018 – começou em 17 de janeiro e terminou dia 8 de abril – o Campeonato Sul-Mato-Grossense ganhou alguns dias a mais no calendário do próximo ano. A primeira rodada pode acontecer no dia 20 de janeiro e a decisão no dia 21 de abril, exatos três meses de disputa em 18 datas. Considerando o atual formato e a participação esperada de 12 clubes, a competição precisaria de 16 datas para ser concluída.

Entre as novidades está o encurtamento do espaço destinado à Copa do Brasil, com participação do Corumbaense e do campeão estadual Operário FC. Em 2019, o torneio mais rentável do Continente começa no dia 6 de fevereiro e termina no dia 11 de setembro, com 20 datas. O calendário reduz para uma semana o intervalo entre as partidas de ida e volta das quartas de final, semifinais e finais. Com isso, não vai mais coincidir com as rodadas finais da Série A e das copas continentais, já que a Sul-Americana termina no início de novembro e a Libertadores no fim do mesmo mês, ambas competições, pela primeira vez, com final em jogo único em locais pré-definidos.

O Galo tem presença garantida também na Copa Verde, mas, assim como a Copa do Nordeste, não há no calendário datas certas para as competições regionais que acontecem no primeiro semestre.

Brasileirão em abril

O último final de semana de abril marcará a primeira rodadas das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. A Série D começa uma semana depois, dias 4 e 5 de maio. Como em 2018, a primeira e a segunda divisões param em junho para a disputa da Copa América, disputada no Brasil entre os dias 14 de junho e 7 de julho.

Destas, a competição mais curta é a Série D, com 16 datas e final marcada para o dia 8 de agosto. Depois, a Série C, com 24 datas, termina no dia 6 de outubro. Disputadas no mesmo formato de pontos corridos, todos contra todos em turno e returno, as Séries A e B utilizam 38 datas. A segunda divisão tem a sua última rodada no dia 30 de novembro e o Brasileirão acaba no dia 8 de dezembro.

Estão previstas ainda dez datas Fifa para amistosos entre Seleções, duas por mês em março, junho, setembro, outubro e novembro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS