Futebol | Da Redação | 11/08/2020 10h01

CBF anuncia mudanças no protocolo de testagens da covid-19

Compartilhe:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou por meio de uma nota na noite desta segunda-feira (10) mudança no protocolo de testagem para o Coronavírus (Covid-19) das competições nacionais. A mudança acontece após vários casos positivos na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Na Série A, a partida entre São Paulo e Goiás, programada para o último domingo (9), foi adiada um pouco antes do início por conta de casos da doença no elenco do Esmeraldino. Já na segunda divisão, nove jogadores do CSA testaram positivo para Covid-19 e não enfrentaram o Guarani no sábado (8). Mesmo com a equipe toda desfalcada, o clube alagoanos conseguiu a vitória por 1 a 0.

De acordo com a nota oficial da entidade, o número de testes realizados pelos participantes da competição será ampliado para todos os jogadores inscritos. Os atletas serão testados a cada rodada, com 72 horas de antecedência a cada partida, independente de estarem ou não relacionados para o jogo.

Outra mudança é que os resultados dos testes feitos pelo clube mandante deverão ser enviados à CBF até 24h antes, e até 12h antes da viagem pelo clube visitante. A CBF também deixou a cargo dos clubes a opção de realizar os testes no Hospital Albert Einstein ou em laboratórios locais. A entidade máxima do futebol brasileiro irá custear os testes nos dois casos.

Confira a nota da CBF:
Ajustes no protocolo de testagem das competições nacionais

Objetivando aperfeiçoar o sistema de testes para Covid-19 de jogadores nas competições nacionais, a fim de oferecer maior segurança aos clubes e atletas nelas envolvidos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que realizou os seguintes ajustes nos procedimentos previstos no protocolo médico e na diretriz operacional:

A) A testagem será ampliada. TODOS os jogadores dos elencos dos clubes, inscritos na competição correspondente, serão testados a cada rodada, com 72 horas de antecedência a cada partida, independente de estarem ou não relacionados para o jogo. A medida é válida para as partidas a serem realizadas a partir da próxima sexta-feira, 14, visto que, para os jogos previstos até esta data os procedimentos já estão em curso.

B) Para garantir a logística e a agilidade deste procedimento, os clubes poderão optar entre seguir utilizando o Hospital Albert Einstein ou, se preferirem, optar pela contratação de laboratórios locais, desde que portadores do selo de acreditação laboratorial, outorgado pelas entidades de saúde competentes, e obedecendo aos padrões de teste molecular especificados pelos protocolos. A CBF reembolsará o valor dos testes aos clubes que optarem pelo laboratório local, tendo como referência o valor estabelecido no contrato celebrado entre a entidade e o Einstein. Desta forma, a CBF mantém seu compromisso de custear integralmente a realização de todos os testes, seja diretamente com o hospital referido ou com o uso de laboratórios locais.

C) Os resultados deverão ser enviados à CBF até 24h antes da partida pelo clube mandante e até 12h antes da viagem pelo clube visitante, o que permitirá que qualquer equipe proceda a troca de eventuais jogadores com teste positivo.

D) Ao mesmo tempo, a CBF reforça que os clubes devem manter o rígido cumprimento do Guia Médico para retorno das atividades do futebol brasileiro e da Diretriz Operacional de cada competição, mantendo estrito controle de testagem e avaliação médica permanente.

A CBF reafirma seu compromisso de realizar as competições previstas em seu calendário, sempre colocando como prioridade a saúde de todos os que fazem parte do nosso futebol. E ressalta que qualquer decisão sempre é tomada levando em conta a segurança das pessoas envolvidas nas partidas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS