Futebol | Gabriel Neri | 18/01/2021 12h08

Boca Juniors é campeão da Copa Diego Armando Maradona

Compartilhe:

O Boca Juniors sagrou-se campeão da Copa Diego Armando Maradona neste domingo (17) ao derrotar o Banfield nos pênaltis. A final foi em jogo único no Estádio do Bicentenário, em San Juan, na Argentina. O placar do jogo foi de 1 a 1 com gols de Edwin Cardona, aos 19, para o time da Bombonera e Luciano Lollo, aos 51 do segundo tempo. O autor da cobrança do título foi Julio Buffarini, ex-jogador do São Paulo.

A Copa Diego Armando Maradona foi uma competição criada após a pausa do futebol pela pandemia de coronavírus e valeu uma vaga direta à fase de grupos da próxima Libertadores da América. Antes, era a Copa da Liga Profissional e com a morte de Maradona, mudou de nomenclatura.

A primeira fase teve 24 times divididos em seis grupos e os dois melhores avançavam para dois hexagonais. Os perdedores também jogavam um hexagonal. O grupo de campeões A tinha três dos cinco grandes argentinos: Boca Juniors, River Plate e Independiente, de Avellaneda. O Boca levou com nove pontos. No grupo B, o Banfield foi o campeão com 12 pontos.

A final previa o confronto dos dois campeões por uma vaga na Libertadores. O jogo não foi de muitas oportunidades e Cardona achou um chute de fora da área para abrir o placar aos 19 minutos para o Boca. Emmanuel Más, lateral-esquerdo da equipe boquense, foi expulso aos 43 do segundo tempo. No apagar das luzes, Lollo, zagueiro do Banfield, empatou de cabeça. Decisão nos pênaltis. A equipe xeneize converteu os cinco e os alviverdes desperdiçaram a terceira cobrança com Jorge Rodríguez. Buffarini, ex-lateral do São Paulo, converteu a última cobrança e fechou o placar em 5 a 3.

O título valia uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores de 2021. Como o Boca já tem vaga garantida por ter vencido a Superliga de 2019/2020, essa vaga ficará com o Racing (4º colocado na Superliga). Completando os argentinos na próxima Liberta, está o River, Vélez, Argentino Juniors e Defensa y Justicia (esse nas prévias caso não seja campeão da Sul-Americana).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS