Futebol | Lucas Castro | 19/04/2019 18h30

Árbitro Marcos Mateus comanda sétima final de sua carreira

Compartilhe:

O árbitro Marcos Mateus Pereira, de 39 anos, apitará sua sétima final de campeonato no segundo duelo decisivo entre Águia Negra e Aquidauanense, que vale o título do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2019. Esta será sua sexta final de campeonato estadual, sendo cinco da Série A e uma da B.

Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou-o para a decisão do Brasileirão Série C de 2016, na qual o Boa Esporte (MG) sagrou-se campeão em cima do Guarani (SP).

No domingo (21), o árbitro será auxiliado por Daiane Caroline Muniz e Eduardo Gonçalves da Cruz, às 15h, no Ninho da Águia, em Rio Brilhante-SP. Confira todas as finais da carreira de Marcos Mateus:

Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A

2006 – Coxim x Serc Chapadão;
2008 – Ivinhema x Misto de Três Lagoas;
2010 – Naviraiense x Comercial;
2012 – Naviraiense x Águia Negra;

Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B

2009 – Naviraiense x Comercial

Campeonato Brasileiro Série C

2016 - Boa Esporte (MG) x Guarani (SP)

Marcos Mateus nasceu em Andradina-SP, mas mora há quase 20 anos em Campo Grande, é formado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício.

Atualmente, é credenciado pela CBF e apita jogos de todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Neste ano, atuou em dois jogos da primeira fase da Copa do Brasil (Atlético Cearense (CE) 2 x 0 Joinville (SC), no dia 6 de fevereiro e Atlético Tubarão (SC) 0 x 0 Brasil de Pelotas (RS), em 14 de fevereiro).

No Campeonato Sul-Mato-Grossense 2019, o árbitro foi escalado para 10 jogos pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS).

Em entrevista ao Esporte Ágil há alguns anos, Marcos Mateus definiu seu estilo: "Gosto de deixar o jogo correr". O grande sonho da carreira é o mesmo de vários árbitros: "Quem sabe um dia consiga ser um árbitro da Federação Internacional de Futebol (Fifa)".

De acordo com o portal estatístico oGol, Marcos Mateus começou a comandar jogos nacionais em 2010, estreando no dia 24 de fevereiro em Atlético Paranaense 4 x 0 Vilhena (RO), na Arena da Baixada, em Curitiba-PR. Até o momento, o árbitro foi escalado para 56 jogos:

  • Copa do Brasil: 8 jogos
  • Série D: 6 jogos
  • Série C: 12 jogos
  • Série B: 27 jogos
  • Série A: 3 jogos

O árbitro estreou no Brasileirão Série A no confronto Grêmio Barueri (SP) 0 x 3 Internacional (RS), na Arena Barueri-SP, no dia 2 de dezembro de 2010, última rodada do campeonato.

Marcos Mateus em jogo da primeira divisão (Foto: Ramon Bittencourt/Agência Lance)

Quatro anos depois, esteve em Cruzeiro (MG) 2 x 1 Bahia (BA), no Mineirão, no dia 11 de setembro, pela 20ª rodada. A última participação de Marcos Mateus na elite do nacional foi em 14 de maio de 2017, na partida Ponte Preta (SP) 4 x 0 Sport (PE), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP, pela rodada inaugural da competição.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS