Futebol | Lucas Castro | 14/04/2019 18h05

Águia Negra vence de virada e coloca uma mão na taça

Compartilhe:

O Águia Negra ficou mais perto de seu terceiro título do Campeonato Sul-Mato-Grossense ao vencer o Aquidauanense por 2 a 1, no Estádio Mário Pinto de Souza, o Noroeste, em Aquidauana, neste domingo (14). Agora, o rubro-negro de Rio Brilhante pode perder por até um gol de diferença, na segunda partida em casa, no dia 21, que ainda assim colocará as duas mãos no caneco.

No primeiro tempo da partida, a atuação do time rio-brilhantense foi fraca, diante daquilo que apresentou durante toda a competição. A equipe da casa começou o jogo a todo vapor e, no primeiro lance ofensivo, levou perigo e quase abriu o placar em chance clara.

O adversário respondeu com Salomão e Kareca, mas pararam no arqueiro aquidauanense Diego. Aos 17 minutos, o atacante Tiziu, pela esquerda, fez a finta sobre dois marcadores e cruzou para Jefinho concluir, que não soube aproveitar a oportunidade.

Jogando ao lado de sua torcida, o Azulão controlou o jogo e aos 32 minutos abriu o marcador com Rodrigo Jesus, após cobrança de escanteio. O jogador da equipe de Aquidauana superou os adversários pelo alto e cabeceou no canto da meta de Filipe. Em êxtase pelo gol, o Azulão quase ampliou, após erro de Virgulino na zaga. Rodrigo Jesus, com a bola limpa para a conclusão, parou em Filipe.

Os comandados de Rodrigo Cascca voltaram melhor para a etapa complementar. Muito se deve à entrada de Cleiton, na vaga de Teteu, machucado. Logo aos 5, Cleiton, que acabara de entrar, recebeu lançamento de Pedro por trás da zaga adversária, não dominou da maneira que gostaria, mas ainda assim conseguiu finalizar na saída do goleiro Diego, empatando o jogo. Aquele tinha sido seu segundo toque na bola.

Nove minutos depois, aos 14, o Águia virava a partida, após falha do sistema defensivo aquidauanense. Agnaldo quis recuar o esférico para os zagueiros, porém Kareca foi mais esperto e interceptou a jogada, ficando cara a cara com Diego. E não perdoou. O experiente atacante só teve o trabalho de tirar a bola do arqueiro do Azulão, virou o marcador e deu grande vantagem à equipe de Rio Brilhante rumo ao tricampeonato. Apagado durante a primeira fase, Kareca mostrou a que veio e se tornou peça importante no mata-mata do Sul-Mato-Grossense 2019.

No restante do segundo tempo, só deu Aquidauanense, que precisava pelo menos empatar para levar um placar melhor a Rio Brilhante. Fechado, o Águia só deu chance ao adversário a partir dos 37 minutos. Uélisson Santana, em tiro rasteiro, acertou o poste, assustando o goleiro Filipe. Aos 43, o zagueiro Tosta, em jogada de escanteio cobrada por Uélisson Santana, errou o cabeceio e mandou para a linha de fundo.

Logo no minuto seguinte, no desespero, Jô fez cruzamento do flanco esquerdo e Rodrigo Jesus não acertou a meta em seu cabeceio. Mesmo com a tímida pressão no final, nada de empate. 2 a 1 para o Águia Negra, que já tem, praticamente, uma mão no troféu.

O técnico do Águia Negra, Rodrigo Cascca, fez uma avaliação de sua equipe ao final da partida, durante a transmissão televisiva. “Amanhã, já começamos a pensar no jogo de volta, que será difícil como foi hoje. Será um jogo de igual para igual, como foi esse primeiro encontro, com oportunidades de gol de ambas as partes, mas fomos felizes. Acho que tivemos um pouco mais de sorte hoje. Não tivemos uma boa atuação no primeiro tempo, mas no segundo conseguimos corrigir alguns detalhes e crescemos muito”.

O treinador do Aquidauanense, Mauro Marino, lamentou as falhas individuais da equipe dentro de casa. “Não esperávamos os erros individuais que apareceram hoje, num momento no qual tínhamos terminado o primeiro tempo muito bem. Conversamos com os atletas no vestiário para que tomassem cuidado principalmente com o trabalho do meio-campo deles, com o Russo, com o segundo volante Pedro e, numa bola longa, tomamos o gol de empate. Depois, numa outra falha individual, nosso jogador tomou a decisão errada num setor que não pode segurar a bola e ficar de cabeça erguida”.

Para Marino, a equipe ainda tem chances e vão em busca do resultado em Rio Brilhante. “Agora, iremos trabalhar durante a semana e vamos em busca do resultado, porque não tem nada perdido ainda, é hora de levantar a cabeça. Como eu falei antes: o Águia viria para jogar e correr riscos, assim como nós teríamos riscos. O segundo jogo já passa a ser mais truncado, porque eles aumentaram a vantagem. Resultado difícil para o Aquidauanense, mas vamos em busca do resultado”, disse à emissora detentora dos direitos de transmissão do campeonato.

Em entrevista, o atacante do Águia, Kareca, destacou a importância do placar construído fora de casa, mas fez questão de não contar vantagem antes do segundo confronto da final. Ele também expressou a felicidade pelo gol marcado, após período de “seca” frente à baliza. “Comecei a fazer gol a partir do mata-mata. Estou muito feliz, ainda mais com meus companheiros e comissão técnica, que sempre acreditaram em mim. Não tem nada ganho, mas demos um grande passo. Queria mandar esse gol para todos que acreditaram em mim, principalmente à minha família e amigos. Temos que pôr os pezinhos no chão, porque ainda tem muita coisa pela frente”.

Segundo a diretoria do Aquidauanense, cerca de 2.700 torcedores estiveram no Estádio Noroeste (pagantes e não pagantes), para uma renda de R$ 45 mil. 

A partida de volta acontece no próximo domingo, dia 21 de abril, no Ninho da Águia, em Rio Brilhante. A bola rola às 15h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS