Eventos | Divulgação/Sejel | 21/03/2006 13h08

Sejel lança Projeto Convivendo na Melhor Idade

Compartilhe:

O Centro de Convivência Clube dos Idosos Santa Terezinha realiza o projeto Convivendo na Melhor Idade. Fruto de uma parceria entre a entidade e a Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel), o projeto tem como objetivo prestar assistência aos idosos e proporcionar melhoria na qualidade de vida dos mesmos.

O lançamento oficial do projeto acontece nesta terça-feira, 21 de março, às 14 horas, no Centro de Convivência do Aerorancho. Cerca de 400 idosos estão cadastrados na entidade sendo que 200 deles participavam ativamente dos eventos realizados.

A professora Edileida Lima, professora especialista da Sejel, esclarece que o Centro de Convivência oferece palestras na área da educação e da saúde, cursos de tapeçaria e artesanato, além de contar com uma horta mantida pelos idosos e membros da comunidade.

Maria Bezerra, presidente da Associação dos Moradores do Aerorancho, lembra que o Centro de Convivência possui uma sala de aula para alfabetização dos idosos.

- Cerca de 30 alunos idosos participam do programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), de segunda à sexta-feira, no período das 8 às 11h - informa.

Pesquisa

 O projeto Convivendo na Melhor Idade também proporciona experiências e possibilita, aos acadêmico/monitores do curso de Educação Física (bolsistas do Programa Bolsa Universitária), o desenvolvimento de estudos e pesquisas, assim como a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) abordando temas como:

- A caminhada para a terceira idade;

- A questão do Gênero e a Terceira Idade;

- Ginástica localizada e intervenções com pessoas portadoras de diabetes e hipertensão arterial.

Segundo a professora-mestre Edméia Pacheco, orientadora do projeto, a aceitação pelos grupos é uma realidade.

- Os idosos que participam das atividades são assíduos e tem demonstrado melhorias em vários aspectos, sendo possível constatar que o número de participantes vem crescendo ano a ano - comunica.

Com o material esportivo e recreativo fornecido pela Sejel, as professoras Edméia Pacheco e Edileida Lima orientam as atividades dos idosos duas vezes por semana, inclusive oferecendo caminhadas orientadas para a melhor idade.

O Centro de Convivência do Bairro Aerorancho fica na Rua Graciliano Ramos, 1214, Jardim Aerorancho II. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 9909-4370, com Maria Bezerra, ou 3323-7223 com a professora Edileida.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS