Eventos | Da redação | 17/04/2018 10h15

Comunidade Vivenda do Parque ganha a 12ª edição dos Jogos Indígenas

Compartilhe:

Somando 22 pontos, a comunidade Vivenda do Parque é a campeã da 12ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande, promovida no domingo pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), no Parque Ecológico do Sóter.

A equipe da Comunidade Vivenda do Parque pontuou nas modalidades de Lança, Cabo de Guerra e Arco e Flecha e finalizou com um ponto a mais que a segunda colocada Jardim Anache, que fez 21 pontos. O terceiro lugar ficou Água Bonita com 18 pontos.

O indígena Adolfo Fonseca Lourenço, do Vivenda do Parque, que ficou em primeiro lugar no Arco e Flecha, acredita que os jogos, além de competição são também é um resgate cultural. “Não devemos deixar de participar nunca dos Jogos Indígenas principalmente das modalidades tradicionais como arco e flecha, devido essa ser uma modalidade da nossa cultura e isso é exemplo para as próximas gerações”, comentou.

Os jogos também promoveram a integração entre as comunidades envolvendo 500 participantes, conforme destacou o Coordenador de Defesa da População e Comunidade Indígena da Subsecretaria dos Direitos Humanos Ivan dos Santos. “Foi uma ação conjunta com os povos e as secretárias e essa interação fez com que tivéssemos a participação de 18 comunidades. Só por isso já seria uma vitória, mas comemoramos também o retorno da competição e a garantia de que ele acontecerá todos os anos”, disse Ivan.

Para o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, o sucesso do evento foi todos terem aproveitado o dia. “Segue nas competições ou seja assistindo, todos puderam participar da 12º edição dos Jogos Urbanos Indígenas e estamos construindo todas as nossas ações neste sentido, pensando em todo o conjunto da população, homens, mulheres, pessoas com deficiência”, finalizou Terra.

Os atletas pontuados em primeiro, segundo e terceiro lugares receberam medalhas na noite de domingo e o campeão geral receberá troféu de participação das mãos do Prefeito dia 24 de abril às 9h.

Confira os resultados

Futsal feminino

1º lugar Marçal de Souza

2º lugar Água Bonita

3º lugar Jd Noroeste

Futebol masculino

1º lugar Jd Anache

2º lugar Santa Mônica

3º lugar Marçal de Souza

Lança masculino

1º lugar Daniel Mace – Santa Mônica

2º lugar Sidney Gabriel – Vivendas do Parque

3º lugar José Augusto – Santa Mônica

Cabo de Guerra feminino

1º lugar Água Funda

2º lugar JD Inápolis

3º lugar Darcy Ribeiro

Cabo de Guerra masculino

1º lugar Kadweu

2º lugar Jd Noroeste

3º lugar Vivendas do Parque

Arco e Flecha

1º lugar Adolfo Fonseca – Vivendas do Parque

2º lugar Wilton Henrique – Jd Anache

3º lugar Geilson Pereira – Água Bonita

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS