Esportes Radicais | Da redação/com GB Esporte | 23/11/2013 11h34

Forte calor desafia atletas em maratona inédita de stand up paddle

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Em uma disputa inédita no país, atletas de alto nível vão encarar uma maratona de 30 km rio abaixo no stand up paddle, durante o Pantanal Extremo - Jogos de Aventura. O esporte, introduzido no Brasil há cerca de 8 anos, já conta com uma confederação e um calendário permanente de torneios e circuitos em diversas modalidades. Mas esta será a primeira vez em que competidores fazem longos percursos remando sobre a prancha em um evento oficial.

O presidente da Confederação Brasileira de Stand Up Paddle, Ivan Floater, explica que os cuidados com os atletas estão sendo redobrados devido ao forte calor na região pantaneira. A previsão para o próximo domingo, dia da prova, é de temperatura na casa dos 34 graus e céu aberto. E uma maratona pode ter até 4 horas de duração.

- Os atletas já competem com uma mochila de hidratação às costas. Mesmo assim, por causa das temperaturas elevadas, uma equipe vai analisar o percurso no rio para ver a necessidade de colocarmos postos extras de hidratação - conta Ivan.

Para a prova estão inscritos 30 atletas, entre eles os dez melhores ranqueados no circuito brasileiro. Vence quem concluir em menor tempo a distância entre a entrada da Baía do Tuiuiú e a prainha de Corumbá, no rio Paraguai. O competidor que sentar na prancha e remar ao mesmo tempo é desclassificado da corrida, mas quedas e pausas para recuperação física não provocam eliminação.

A largada está prevista para as 9 horas, e a premiação acontece às 14 horas na praça Generoso Ponce, centro da cidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS