Esportes Radicais | Da redação | 17/06/2005 13h37

Expedição Canguçu será em Breu Branco no Pará

Compartilhe:

Nos dias 2 e 3 de julho, atletas de corrida de aventura vão correr uma das mais belas provas do Brasil, a Expedição Canguçu que sempre acontece em algum local inusitado da Amazônia e conta pontos para o RBCA (Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura). Para a segunda etapa, o lugar escolhido foi a antiga Vila de Breu Branco, distante 450km de Belém do Pará.
 
O nome deve-se à grande quantidade de árvores que produz a resina utilizada na fabricação do breu. O Breu Branco é uma árvore da floresta amazônica, que ao sofrer alguma agressão como uma picada de inseto, libera uma seiva branca e brilhante como forma de defesa. Com o tempo ela escurece, fica dura e se assemelha a uma pedra que quebra e pega fogo facilmente, liberando um cheiro agradável. É muito utilizado em perfumes.
 
A Expedição Canguçu terá 105km de percurso, sendo 52km de bike, 16km de canoagem, 3,2km de flutuação e 32km de trekking, além das técnicas verticais - rapel de 70m e obstáculos de arvorismo. Como em toda corrida de aventura que se preza, a orientação exigirá conhecimento dos atletas. Devido ao crescente número de interessados em começar a competir no esporte, a organização lançou a Categoria Jaguatirica, com um percurso de 40km.
 
"Será a oportunidade para as novas equipes paraenses que querem começar a competir. Nosso objetivo é difundir o esporte e fazer corrida de aventura com nível técnico excelente no Pará, sem deixar nada a dever para as provas do sudeste que contam com mais infra-estrutura do que nós aqui na região norte", declara Alan Pereira, presidente da APEA (Associação Paraense de Esportes de Aventura), organizadora do evento.
 
A Expedição Canguçu é organizada pela APEA e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Breu Branco e da CCM - Camargo Correia Metais e apoio da Seel - Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Pará, Eletronorte - Centrais Elétricas, 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva do Exército, Alezi Teodolini Equipamentos Topográficos e Ipaxé Turismo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS