Esportes Radicais | Da redação/com GB Esporte | 22/11/2013 11h05

Aos pés de cartão-postal, ciclistas vão descer 187 metros em escadaria

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Uma descida vertical de 187 metros e 503 degraus aos pés do Cristo Redentor, cartão-postal de Corumbá. É o desafio que oito ciclistas terão pela frente no Pantanal Extremo - Jogos de Aventura, no próximo sábado. A competição de mountain bike na modalidade downhill vai premiar o atleta que finalizar o percurso da Escadaria do Cristo, no morro do Cruzeiro, no menor tempo possível.

Para enfrentar os obstáculos sem oferecer maiores riscos aos competidores, o equipamento precisa ser reforçado. Enquanto que uma bicicleta de corrida pesa em média 11 quilos, a bike para o downhill pode pesar até 25 quilos. Suspensão e calibragem adequada dos pneus são fatores determinantes para uma descida rápida. O percurso dura entre 2 e 3 minutos, tempo em que erros não são admitidos pelos ciclistas.

- As provas de downhill exigem coragem, resistência e concentração do ciclista, erros podem resultar em lesões sérias. Por isso são poucos os que competem nessa modalidade, dentro do ciclismo - conta Maciel Ojeda Morales, de Campo Grande, que pratica mountain bike há 15 anos.

Na primeira fase, os oito competidores disputam três baterias. Os cinco que fizerem o percurso em menor tempo avançam à etapa seguinte, quando três novas baterias são realizadas. Os três ciclistas mais rápidos disputam a final em uma única bateria. A cerimônia de premiação está marcada para as 19 horas de sábado, na praça Generoso Ponce, centro da cidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS