Esporte Universitário | Lucas Castro | 18/07/2019 09h29

UFGD emite nota de repúdio contra Jogos Universitários de MS

Compartilhe:

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) emitiu nota de repúdio contra a organização dos Jogos Universitários de Mato Grosso do Sul (Jums) 2019. A competição para instituições de ensino superior do estado ocorreu de 12 a 14 de junho, em Campo Grande.

A UFGD alega que os responsáveis pela organização só confirmaram a realização da competição em cima da hora, no dia 11 de junho, o que desestruturou os planos de deslocamento e demais aspectos, como alimentação dos atletas e hospedagem. Ressalta-se que o município de Dourados está a 235 quilômetros da capital, cerca de três horas de viagem.

A instituição douradense afirma que entrou, com antecedência, em contato com a Federação Universitária de Esportes do Mato Grosso do Sul (FUEMS), responsável pelo planejamento e administração da competição universitária, para obter informações sobres os jogos, mas sem sucesso.

“Foi-nos informado na véspera da competição que não haveria alojamento para os atletas. Sendo assim, houve a necessidade da UFGD fazer vários contatos com o poder público de Campo Grande em busca de espaços para dormir. Conseguiu-se a cedência de uma escola na noite que antecedeu os jogos. Ora, se de Dourados conseguiu-se alojamento em Campo Grande às vésperas, é razoável questionar se não houve no mínimo má vontade da Federação em buscar a cedência de espaço público por uma noite”, diz a nota.

De acordo com o texto de repúdio, a equipe de basquetebol douradense realizou, após viagem de três horas e com intervalo aproximado de uma hora, duas partidas. Por outro lado, o time que fez o jogo decisivo contra a UFGD, além de ser da capital e por isso não precisar viajar, havia jogado somente no dia anterior.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DA UFGD SOBRE OS JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE MATO GROSSO DO SUL 2019

A Universidade Federal da Grande Dourados entende que o JUMS 2019 ocorreu em um período de escassez de recursos e transitoriedade de gestões. Ainda sim, tece algumas críticas sobre o evento realizado com o único intuito de contribuir na melhoria de eventos futuros.

Os jogos ocorreram nos dias 12, 13 e 14 de junho. Entretanto a confirmação de sua realização se deu somente no dia 11 de junho. Considerando que a UFGD participou com aproximadamente 52 atletas em todas as modalidades, sendo a única delegação do interior do Estado, entende-se como prejudicial o prazo de um dia para organizar as delegações. Desse modo, sugere-se que para os próximos jogos sejam estabelecidas datas com maior antecedência.

Em dezembro de cada ano, pensa-se no calendário de atividades esportivas da UFGD do ano subsequente, sugere-se que o mesmo ocorra com o JUMS: inicie-se o ano com as datas dos Jogos definidas.

Às vésperas dos jogos, houve várias tentativas frustradas de contato desta IFE com a FUEMS para se obter informações sobre os jogos. Sugere-se que haja maior fluidez de informações e facilitação de contato.

Foi-nos informado na véspera da competição que não haveria alojamento para os atletas. Sendo assim, houve a necessidade da UFGD fazer vários contatos com o poder público de Campo Grande em busca de espaços para dormir. Conseguiu-se a cedência de uma escola na noite que antecedeu os jogos. Ora, se de Dourados conseguiu-se alojamento em Campo Grande às vésperas, é razoável questionar se não houve no mínimo má vontade da Federação em buscar a cedência de espaço público por uma noite. Sugere-se, portanto, que a reserva de alojamentos se dê previamente ao início dos Jogos.

A delegação de Basquete fez, após uma viagem de três horas e com intervalo aproximado de uma hora, duas partidas, ao passo que a equipe que fez o jogo decisivo contra a UFGD, além de ser da capital e por isso não precisar viajar, havia jogado somente no dia anterior. Esse cenário, somado a fatores arbitrais, dos quais optou-se por não entrar no mérito dessa nota, podem ter influenciado o resultado do jogo. Como sugestão, propõe-se que a tabela dos jogos seja decidida em Congresso Técnico com representante das IFES, para que todas estejam de comum acordo com os horários estabelecidos e se pense ainda na interiorização dos JUMS.

Visto que o Estatuto Da Federação Universitária De Esportes De Mato Grosso Do Sul, em seu artigo 4 inciso IX cita como finalidade da federação “promover e fomentar a prática do desporto universitário de alto nível e de cunho social”, a UFGD repudia o comentário feito pelo presidente da FUEMS no dia 14 de junho após a realização do jogo de basquete UFGD x UNIGRAN. Na ocasião, foi dito que se poderia simplismente não realizar os jogos e escolher um time da capital para representar o Estado no Jubs, dando a entender, desse modo, que os JUMS é um favor da FUEMS às IFES do interior.

A UFGD fomenta a prática de desporto universitário, tendo um programa de treinamento consolidado e participado dos últimos JUMS sempre com uma das maiores delegações dos jogos. Ao se entender, portanto, que houve um regresso no JUMS 2019 que praticamente inviabilizou a participação das IFES do interior; a IFE se põe a disposição para contribuir no que a couber visando a melhoria dos próximos eventos e espera que erros passados sejam corrigidos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS