Entrevistas | Lucas Castro | 13/04/2020 10h00

Esporte Ágil entrevista Victor Pineda, fundador do clube de basquete Deportivo América

Compartilhe:

Quinze anos, uma década e meia. Essa é a idade do Deportivo América, clube alvirrubro de basquetebol veterano de Campo Grande-MS. Seu idealizador e fundador é Victor Felix Alvarez Pineda, natural de Cusco, no Peru, mas brasileiro de coração e alma, por viver em terra brasilis por mais de 46 anos.

Victor é conhecido por Fidel, alcunha dada devido à volumosidade de sua barba há anos atrás e por ter o sonho de integrar a América Latina (o que, de certo modo, influenciou no nome dado à equipe). Características estas relacionadas ao revolucionário cubano Fidel Castro.

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestre em Extensão Rural Comunicação Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Victor considerou, durante muito tempo, o basquetebol como uma válvula de escape. Aos finais de semana, junto aos seus amigos do Deportivo América, o esporte foi tido com uma maneira de aliviar as tensões da correria diária da vida acadêmica.

Muito mais do que competir, disputar títulos, o objetivo principal do Deportivo América, nestes 15 anos, foi integrar os amigos em prol de uma paixão maior: o esporte da bola laranja. Inclusive, a fidelidade ao time, com pouquíssimas alterações do plantel de jogadores ao longo dos anos, é a característica que particulariza o clube vermelho e branco da capital sul-mato-grossense.

Em comemoração ao 15º aniversário da instituição esportiva, Victor “Fidel” lançou a Copa América de Basquetebol, nas categorias máster 35+, 40+ e adulto.

O peruano-brasileiro Victor Felix Alvarez Pineda, criador do Deportivo América, é o entrevistado desta edição do Esporte Ágil TV. Confira a entrevista:

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS