Entidades Esportivas | Da Redação | 09/03/2009 13h01

Trad e jogadora da Seleção participam de Gol da Copa

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O prefeito Nelson Trad Filho e a jogadora de futebol feminino, Cristiane participaram do evento 'O Gol da Copa', no projeto Domingo na Avenida, que é promovido pela Funesp (Fundação Municipal de Cultura). O evento deste domingo (08) foi dedicado às mulheres.

No local foi instalado um gol oficial e as pessoas presentes bateram pênaltis, que foram defendidos pelos goleiros dos principais times de Campo Grande. Cada jogador que converteu o pênalti recebeu uma camiseta da Copantanal. A atividade teve a participação de crianças, jovens, adultos de ambos os sexos.

Trajetória - Desde criança, Cristiane já estava certa do que queria. A mãe quis inscrevê-la no balé e na ginástica artística, mas o que a menina gostava mesmo era de jogar futebol na rua. Percebendo o talento, o pai resolveu inscrevê-la na mesma escolinha do irmão.

Cristiane, aos 14 anos resolveu fazer testes para o Juventus. O sucesso no futebol de campo foi tão grande que em 2001, aos 15 anos, foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira.

A atacante conseguiu em pouco tempo se firmar na equipe, mas um longo jejum de gols colocou-a novamente no banco de reservas. A redenção ocorreu nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003.

Cristiane começou os Jogos Olímpicos na reserva, mas acabou ganhando vaga no time com as lesões de Kelly e Grazielle na estréia contra a Austrália. A partir do jogo contra a Grécia, no encerramento da primeira fase, o talento da menina de 19 anos começou a aparecer. E Cristiane se tornou uma das principais jogadoras do time.

Rápida e inteligente, ela se tornou peça-chave no ataque brasileiro. E virou a artilheira da Olimpíada com cinco gols, empatada com a campeã mundial Prinz, da Alemanha. Na final contra os Estados Unidos, por muito pouco Cristiane não garantiu a medalha de ouro. Nos últimos minutos da partida, ela teve uma excelente oportunidade, mas a bola bateu na trave.

Nos jogos de Pequim, os Estados Unidos venceram o Brasil por 2 X 1 e ficaram com a medalha de ouro, deixando a seleção brasileira de futebol feminino com a medalha de prata. Já Rio de Janeiro, durante o Pan, Cristiane foi um dos grandes destaques do time. A camisa 11 fez oito gols, sendo dois na final contra os Estados Unidos, e ficou na vice-artilharia, somente atrás da companheira Marta, que teve 13 gols no torneio.

Cristiane foi eleita a segunda melhor jogadora do mundo, perdendo a eleição apenas para a compatriota Marta, que fora escolhida pelo segundo ano consecutivo. Em Pequim, a atacante seguiu como intocável no time de Jorge Barcellos e ao lado da própria Marta foi quem carregou a responsabilidade de não decepcionar a torcida brasileira.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS