Editorial | Da redação | 07/05/2006 12h51

Maio: Nada resiste ao trabalho...

Compartilhe:

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE neste mês de março, revelou o panorama do esporte no estado de MS em relação às outras unidades federativas do país. Temos a quinta melhor média de ginásios por município do país. Com média de 10,5 pessoas ocupadas especificamente na área de esporte, aparecemos em sexto lugar no País nesse quesito. Porém, Mato Grosso do Sul ocupa a quarta menor proporção do País dos que possuem leis voltadas para o esporte, com 75% dos municípios com Lei orgânica que trate do Esporte. A maioria dos municípios das demais Unidades da Federação tem percentual acima de 80%.

Estaríamos caminhando para uma melhoria do esporte estadual? Costumeiramente, os problemas são muitos e as soluções, poucas. Dentre os problemas, podemos citar a falta de participação de uma grande fatia da iniciativa privada, descaso por parte dos governantes, sejam estaduais ou municipais, além da falta de conscientização de todo o povo sul-mato-grossense de que o esporte é um dos melhores meios para socialização e educação de nossas crianças.

Dentre as soluções, acreditamos que cada um deva fazer sua parte. Desde pais, educadores, governantes e empresários. Todos temos nossa parcela de responsabilidade, não apenas no esporte, mas em todas as áreas referentes à educação para a cidadania. Neste mês de maio, o site Esporte Ágil comemora dois anos de existência com a certeza de estarmos fazendo nossa parte. Com muito trabalho frente a todas as dificuldades, continuamos firmes divulgando e promovendo o esporte sul-mato-grossense, procurando fomentar todas as modalidades que, com objetivos sérios, promovam o esporte, lazer e educação.

Enfrentamos um desafio a cada dia. Desafio de superar as barreiras da falta de apoio; de promover o esporte em um Estado ainda não conscientizado de sua real importância; de querer provar que, sim, desportistas, dirigentes, governantes e imprensa podem atuar conjuntamente em prol de um bem maior, que é o desenvolvimento. Neste segundo ano de Esporte Ágil, inovamos mais uma vez, trazendo para a comunidade sul-mato-grossense o primeiro jornal impresso especializado em esportes, tratando este tema com a profundidade merecida, valorizando o esporte estadual, mesmo que muitas vezes ele não seja motivo de orgulho.

Continuamos persistindo nessa corrida, junto aos clubes, federações e associações, em busca das tão sonhadas medalhas de glória. Medalhas como as que busca a judoca três-lagoense Natascha Duarte, ao sair na rua, batendo de porta-em-porta em busca de patrocínio para uma competição nos Estados Unidos, mostrando mais uma vez a falta de apoio e incentivo que encaram nossos atletas. Este retrato se repete na grande maioria das outras localidades do país, salvo exceções.

Verdade é que existem muitos dirigentes, governantes e desportistas realmente comprometidos com o esporte de MS, assim como existem muitos outros que se utilizam do esporte unicamente para autopromoção. Contra estes e a favor dos comprometidos que nasce este veículo de comunicação especializado: o Jornal Esporte Ágil.

Acreditamos que nada resiste ao trabalho e nada substitui o talento. Assim apresentamos este projeto à comunidade desportiva, primando pela qualidade gráfica e informativa, levando para o papel toda a credibilidade conquistada nestes dois anos de vida do site - anos muita de luta e trabalho pelo tão "vilipendiado" esporte sul-mato-grossense.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS