Editorial | Da redação | 04/06/2006 13h22

Junho: Sobre os benefícios...

Compartilhe:

O tema da campanha publicitária do Pan-americano 2007 no Rio de Janeiro é: "O esporte forma mais que ídolos, forma exemplos. Faça do esporte um exercício de transformação". Concordando com essa afirmação, o Esporte Ágil acredita que o esporte tenha muitos aspectos positivos e segue a batalha de apoio ao esporte, com a publicação desta segunda edição da versão impressa do site.

São muitas as características positivas, que tornam o esporte uma prática imprescindível ao desenvolvimento do ser humano e de uma sociedade.

Podemos enxergar o esporte como meio de manutenção da saúde, tese que será defendida por aqueles que atuam na área, como médicos e fisioterapeutas. Ele pode ser visto também pelo seu viés de alto-rendimento, onde a superação e os recordes são os grandes objetivos. Outra forma de apreciarmos o esporte é através de seu caráter educador, incentivador da disciplina e da persistência. Por fim, vemos o esporte como ferramenta de socialização, diminuindo distâncias em um país com tantas desigualdades.

Para a Unicef, o esporte promove o trabalho em equipe e a amizade. Ele une as pessoas, ensinando a ganhar e a perder. O esporte canaliza a energia de meninas e meninos, desenvolvendo mentes ágeis e corpos fortes. O esporte ensina técnicas de liderança. O esporte rompe com os estereótipos de gênero. O esporte atrai crianças e adolescentes à escola e, conseqüentemente, à educação.

Fisicamente, o indivíduo que pratica esporte beneficia-se de diversas formas: aumento do tamanho e peso do coração (hipertrofia muscular); redução da freqüência cardíaca e pressão arterial sistêmica nas condições de repouso; aumento dos pequenos vasos nos grupos musculares treinados e no próprio coração; diminuição do peso e da gordura corporal; melhoria da coordenação moto-ra; melhoria do equilíbrio psíquico; melhorias no metabolismo e diminuição do colesterol e triglicérides, além de muitos outros. Com isso percebemos que investir em esporte é investir em saúde, pois é uma arma eficaz contra as doenças.

Pode-se afirmar que o esporte contemporâneo, nas suas diferentes formas e expressão, tem tornado um componente cultural na vida do cidadão de todos os países. Toda prática esportiva está qualificada pelos diversos interesses inerentes ao praticante, que lhe permite estabelecer diferentes objetivos, sentimentos e necessidades. Seu valor na sociedade justifica-se por estar inserido nas diferentes formas de expressão, no esporte escolar solidário, para pessoas portadoras de deficiência, para saúde, na reabilitação, de alto-rendimento, em todas as camadas da sociedade. Cada uma dessas formas de expressão do esporte permite ao indivíduo a determinação de metas, o conhecimento da sua poten-cialidade e a fixação daquele objetivo intrínseco da atividade que o praticante deseja vivenciar.

Estas são algumas das características do esporte, mas certo é que existem muito mais. Todos estes aspectos são nobres em sua essência e tem sua parcela de importância. Por todos estes aspectos positivos na sociedade, por ser transformador e protagonista em um processo de melhoria das condições de vida gerais da população, que o esporte não deveria nunca ser tratado como algo descartável.

Temos visto recentemente que o esporte e algumas outras áreas têm sido expropriados em seus direitos, pagando por uma administração que "tira de um, para dar a outro". A impressão que fica para a comunidade esportiva sul-mato-grossense é que ela tem alguma culpa por toda a crise instaurada. É como se a verba que os governantes destinam para o esporte impedisse que outros compromissos fossem devidamente saldados.

A crise financeira é geral e todos podem ver, mas é preciso encontrar meios de resolvê-la, sem privar determinadas áreas de nossa sociedade de seus direitos já garantidos por lei.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS