Editorial | Da redação | 09/12/2007 18h15

Dezembro: A prática esportiva continua viva

Compartilhe:

O mês de novembro foi agitado para o esporte amador de Mato Grosso do Sul. Diversos campeonatos chegando à suas finais e também a boa participação da delegação do Estado nas Olimpíadas Escolares. E o mês de dezembro também tem reservado as emoções finais para a comunidade desportiva. A final da Liga Pró-Basquetebol de MS foi uma das mais comentadas, com um quadrangular final de altíssimo nível, com as equipes do Néon, Aggil, Bataguassu e Águia Negra, que consagrou o Néon como o primeiro campeão da Liga, após mais de seis meses de competição. E outra liga também realizou suas finais: a I Liga Vôlei Kids definiu a Escolinha do Pezão como sua primeira campeã, com o Auxiliadora na segunda posição. Outro campeonato já consagrado que chegou ao seu final foi a Copa Pelezinho de Futsal, que teve a agradável novidade da disputa da categoria juvenil feminina, que teve a Escola Estadual Marçal de Souza como campeã, superando na final a equipe do Sealp.

A Fundesporte, órgão do Governo responsável pelo esporte, deve aos poucos assumir sua posição como responsável em oportunizar a prática esportiva para as crianças da escolas públicas. Neste mês de novembro, realizou a primeira edição dos Joeres (Jogos Escolares da Rede Estadual) e Jomires (Jogos Escolares Mirins da Rede Estadual), com grande sucesso e participação das escolas e comunidade.

As Federações desportivas também atuaram com constância em novembro. A de vôlei realizou os Metropolitanos, a de basquete realizou o MS Olímpico, a de futsal realizou o Estadual Juvenil, a de natação realizou etapas na Capital e no Interior. O xadrez realizou seu Estadual Adulto; e o ciclismo também está encerrando seu ano de reformulação, mas que já demonstrou que está mais organizada e ganhando cada vez mais credibilidade. Tantas outras modalidades seguiram realizando campeonatos e mantendo a prática do esporte amador, à revelia da escassez de patrocínios e apoio, mostrando que o sucesso no esporte é realmente para os perseverantes. Atletas que para serem campeões, treinam incessantemente, treinadores que acompanham seus atletas, e dirigentes que lutam para manter viva a chama do esporte, tão necessária no contexto de nossa sociedade atual.

E uma história em particular chamou a atenção dentre as matérias veiculadas pelo Esporte Ágil. No Estadual Absoluto de Xadrez, o campeão Fernando Freire, da cidade de Três Lagoas, conta uma história comovente. Estreante na final do Estadual, o enxadrista afirmou que havia prometido ao seu pai, falecido recentemente, que disputaria esta competição para vencer. Para ser campeão, ele precisou superar os campeões estaduais Silvio Mello e Orlando Silvestre, somando seis vitórias e um empate para a conquista do título. Freire joga xadrez há 12 anos e ganhou seu primeiro título no Estadual Absoluto.

Olimpíadas Escolares - A delegação sul-mato-grossense na disputa das Olimpíadas Escolares JEBs 2007 conquistou oito medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e três de bronze. A maior competição escolar do País foi realizada de 8 a 18 de novembro, na cidade de João Pessoa-PB. O maior medalhista entre os atletas de MS foi o mesa-tenista Frederico Nakasone, que conquistou a medalha de ouro no individual, prata por equipes e bronze por equipes (William Watanabe conquistou a medalha ao lado de Frederico nas duplas e equipes). A outra medalha no tênis de mesa foi conquistada por Mariana Mori, que ficou com o bronze no individual.

No judô, Emory Alves Spontoni, do Colégio Sealp, conquistou a medalha de ouro em sua categoria. O judoca Luís Ramiro, da Funlec conquistou a medalha de prata e a douradense Eluane Silva, do Escola Estadual Presidente Vargas, ganhou o bronze.

Nas modalidades coletivas, o basquete da Escola Presidente Médici, de Naviraí, sagrou-se campeã do basquete da Primeira Divisão dos JEBs, conquistando também  o direito para MS disputar a Divisão Principal em 2008. Outras equipes que realizaram boas campanhas terminando na quarta posição e conseguiram o acesso à Divisão Especial foram as garotas do futsal do Decisivo Anglo (Dourados) e também a equipe masculina de vôlei da Escola Octacílio Silva (Corumbá).

Final de temporada - No mês de dezembro, certamente uma das competições mais esperadas são os Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul, na cidade de São Gabriel do Oeste, que classificará as equipes campeãs para os Jogos Abertos Brasileiros, que serão disputados em Santa Catarina em 2008. Outros eventos também são aguardados como o Endurance e o Historic Car, novas modalidades que a FAMS está trazendo para Campo Grande, e também o já tradicional amistoso Amigos da Paz, na Praça Esportiva Belmar Fidalgo.

Neste final de ano, ficamos com a certeza de que os desportistas são verdadeiros heróis. Mesmo sem o apoio antes recebido, principalmente por parte do Fundo de Investimento Esportivo (FIE), os atletas sul-mato-grossenses continuaram conquistando ótimos resultados de nível nacional, porém, bem menos do que poderiam pelo potencial que possuem. As Federações desportivas cumpriram seus calendários, surgiram Ligas organizadas com o intuito de promover (e não dividir) a prática esportiva. Piscinas, quadras, quadras e tatames continuam cheios de atletas, sonhando com suas conquistas. Enquanto estão focadas no esporte, canalizam sua energia para algo saudável, que os auxilia em sua formação e caráter. Uma atividade tão proveitosa deveria ser adotada com mais afinco pelas iniciativas pública e privada, por mim e por você, para criarmos condições para que a prática esportiva seja uma realidade na vida de todas as nossas crianças, independentemente de sua situação sócio-econômica, contribuindo diretamente para que todos possam ter acesso aos mesmos direitos e consciência de todos os seus deveres como cidadão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS