Diversos | Com Sesc | 29/04/2020 06h51

Sesc divulga vídeos de exercícios físicos para diminuir obesidade

Compartilhe:

O Ministério da Saúde acaba de divulgar os resultados da Vigitel de 2019 que apresentam dado preocupante: a prevalência de obesidade aumentou 72% desde o início do monitoramento, passando de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019. Este é um dos principais fatores de risco para agravamento da COVID-19. Para ajudar a combater o sedentarismo enquanto persiste o isolamento social, o Sesc MS tem divulgado sistematicamente em seu canal do Youtube vídeo aulas com exercícios variados, inclusive para a terceira idade.

“Praticar esportes é fundamental para nossa saúde pois interfere de maneira positiva na eficiência cardiorrespiratório prevenindo doenças como diabetes e hipertensão, na integração, sociabilização e cooperação e também na parte morfológica, ocasionando alteração na massa muscular e perda de peso”, explica o assessor de esporte e recreação do Sesc MS, José Carlos Rigo.

Conforme a Vigitel, em 2019, a prevalência de obesidade entre mulheres foi de 21% e entre homens 19,5. Campo Grande tem hoje 61% dos homens com sobrepeso e 56% das mulheres. Já com relação aos obesos, nossa capital possui 21% de homens e 22% de mulheres na linha da obesidade.

A prevalência tende a aumentar com a idade: para os jovens de 18 a 24 anos, neste caso, os números marcaram 8,7% e entre os adultos com 65 anos e mais, 20,9%; e a diminuir com a escolaridade: para as pessoas com até oito anos de escolaridade, a prevalência foi de 24,2% e entre aqueles com 12 anos ou mais, 17,2%.

O aumento da prevalência de doenças associadas como a hipertensão subiu 8,4% desde 2006, a diabetes 34,5%. Por outro lado, o número de pessoas ativas nos momentos de lazer melhorou 28,7% e o de inativos caiu 12,6%.

O excesso de peso já é uma realidade para mais de 50% da população adulta residente nas capitais brasileiras e DF, sendo que, entre esses, mais de 20% são obesos. Tanto o excesso de peso quanto a obesidade vêm aumentando em diversos países, o que pode ser explicado por mudanças comportamentais ocorridas em nossa sociedade nas últimas décadas, principalmente aquelas relacionadas à alimentação inadequada e ao sedentarismo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 1975 e 2016, a prevalência de obesidade quase triplicou no mundo todo.10 No Brasil, de acordo com os dados apresentados neste boletim, o excesso de peso cresceu 30% e a obesidade 72%, considerando- -se 14 anos de monitoramento. Esses dados reforçam a necessidade de medidas mais assertivas no enfrentamento dessas condições.

Acompanhe o sesc.ms pelo site e redes socais

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS