Diversos | (Com informações da APn) | 18/02/2005 12h50

Sejel entregou prêmios aos melhores do ano de 2004

Compartilhe:

O secretário de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer, Dirceu Lanzarini, abriu a 4ª edição de entrega do Prêmio Esporte MS, ressaltando "que nunca o Estado investiu tanto em esporte", a partir da criação, em 2001, do FIE (Fundo de Investimento Esportivo). E é também pelo FIE "que vamos fazer a inclusão social" (pelo esporte), disse o deputado federal, Vander Loubet (PT).

"Atualmente está havendo um investimento maior que no passado. Faz quinze anos que eu luto boxe, tenho observado isso", revelou Paulo Aguinarte Brito, boxeador indicado pela Federação de Boxe do Mato Grosso do Sul que recebeu o Prêmio Esporte MS na noite de ontem. Para Aguinarte a premiação, de modo geral, "dá visibilidade ao atleta. Fica mais fácil buscar patrocínio".

Os investimentos poderão melhorar ainda mais, se for aprovado para o exercício 2006 o projeto em tramitação na Assembléia Legislativa que prevê ampliação de 0,30% (algo em torno de R$ 3,5 milhões) para 0,50% destinado ao esporte.

O boxeador Paulo Aguinarte foi um dos 57 homenageados com o troféu, entre atletas, dirigentes esportivos, medalhistas dos Jogos da Juventude 2004 (Brasília) e Jogos Abertos Brasileiros (Bento Gonçalves - RS), comunicador, atleta indígena e casal da terceira idade.

Além de Dirceu e Vander, estiveram presentes o secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, André Arantes, representando o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz; os deputados estaduais Pedro Teruel (PT), Paulo Corrêa (PL) e Antônio Carlos Arroyo (PL) e o secretário Extraordinário de Representação e Articulação Institucional, Rodrigo Terra.

Inclusão social
Já o secretário de Estado de Governo, Raufi Marques, que representando o governador Zeca do PT na entrega do Prêmio Esporte, salientou a importância do Executivo estadual para a aprovação, na Assembléia Legislativa, da emenda destinando R$ 4,5 milhões "especificamente para investimento no esporte e no lazer de inclusão social".

"Para o governador Zeca do PT não existem 'esportes de elite', mas, sim, atletas de elite", disse Raufi a respeito da política de descobrimento de talentos esportivos precoces, e do investimento nesses talentos. Marques disse, também, que é compromisso do governo a "política de valorização dos esportes como instrumento decisivo para a educação integral, para a inclusão social e para a promoção humana".

Segundo Raufi, a construção de Centros de Esporte, Cultura e Lazer, tais como o Ayrton Senna (Campo Grande) e os que Dourados e Ponta Porã ganharão em breve, demonstra a postura do governo de que "democratizar as práticas esportivas é democratizar oportunidades. E este é o principal instrumento para a construção da cidadania", afirmou Raufi.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS