Diversos | (Com informações da APn) | 30/11/2004 17h50

Segundo Tempo reuniu 200 professores ontem

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Segundo Tempo reuniu 200 professores ontem

Mesta segunda-feira, durante o Curso de Capacitação Continuada em Esporte Escolar, do programa Segundo Tempo, foram oferecidas aos mais de 200 professores-coordenadores e estagiários de Educação Física do Estado, oficinas de dança, tênis de mesa, vôlei e basquete nas quadras e salas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O curso é oferecido pelo Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (Cead/UnB), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED). Além de abordar regras, estruturas e exercícios propícios para as práticas esportivas, a professora de Educação Física e Nutricionista Marcela Grisólia Gresoste, responsável pela oficina de vôlei, conversou com os participantes sobre a importância do esporte para o desenvolvimento de uma criança. "O esporte é completo. Através dele, a criança adquire confiança, autonomia, aprende a se socializar, a competir de forma saudável e desenvolve habilidades físicas e motoras. As regras podem e devem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada turma. O mais importante é que o esporte seja um meio de inclusão e não de exclusão", ressaltou. O secretário de Estado de Educação Hélio de Lima aponta a necessidade de colocar o esporte não apenas como uma atividade física, mas também como fator de transformação. "Os professores e estagiários precisam ter a consciência que eles podem ajudar muito os alunos através do esporte. O programa Segundo Tempo está mostrando isso e, com certeza, os resultados desse trabalho logo estará aparecendo". O Segundo Tempo atende cerca de 11,2 mil alunos, de 7 a 14 anos, de 56 escolas de Campo Grande. Sob orientação de um professor de educação física e um estagiário, os estudantes têm acesso, desde julho deste ano, a atividades esportivas individuais e coletivas no contraturno escolar, além de receber reforço alimentar, materiais técnico-pedagógicos e esportivos. A iniciativa pretende, através da prática de atividades físicas, garantir a permanência dos alunos nas escolas durante o máximo de tempo, e, conseqüentemente, diminuir a evasão escolar, a reprovação, a violência, o trabalho infantil e a fome. Em 2003, 522 mil crianças e adolescentes foram atendidos em 25 estados.

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