Diversos | Lucas Castro/Com Portal do MS | 10/04/2019 15h22

Revitalização do ginásio de Aquidauana será entregue nesta quinta

Compartilhe:

Espaço para realização de eventos esportivos e culturais, o Ginásio Poliesportivo de Aquidauana está de visual novo. O local foi totalmente revitalizado pelo poder público e será reinaugurado nesta quinta-feira (11), com a presença do governador Reinaldo Azambuja e jogos de futsal.

Com mais de R$ 500 mil de investimentos, o Poliesportivo recebeu novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Também passaram por reforma a cobertura, o piso e a arquibancada. A estrutura recebeu pintura, acabamento, vidraçaria e revestimento novos, tudo de acordo com as determinações exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

“Era reivindicação antiga da comunidade. Ficamos felizes em poder realizar essa obra que devolve o ginásio à população”, destacou o governador Reinaldo Azambuja, que liberou R$ 450 mil da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) para as obras de revitalização.

Segundo o vereador aquidauanense, Cláudio dos Reis Alviço, a população do município sentiu a falta do principal centro esportivo, principalmente no que se refere à qualidade técnicas das competições e em relação à oportunização do esporte a jovens e crianças de Aquidauana. “Com o Poli, os jogos eram muito mais concentrados, a torcida comparecia em grande número e, sem o ginásio, os jogos começaram a ser feitos em várias quadras, enfraquecendo-os”.

Alviço relata que, após seis anos de interdição do ginásio, o esporte em Aquidauana ficou enfraquecido, sem uma “casa esportiva” de referência. Para ele, o Poliesportivo tem uma carga histórica para todas as pessoas que praticavam o esporte quando criança, principalmente nos tradicionais Jogos da Primavera, que possuem mais de três décadas de existência.

“Há uma expectativa ainda maior para essa geração que, hoje, é máster, veteranos. O ginásio e as competições que aconteciam nele marcou a vida de muitas pessoas da nossa cidade. Queremos trazer de volta esse sentimento para a nossa comunidade. Queremos fazer de novo os Jogos da Primavera, que é o principal evento esportivo escolar aquidauanense”, destacou Alviço ao Esporte Ágil.

Para Alviço, ginásio traz muitas lembranças aos atletas do município (Foto: Juliano Dervalho)

O parlamentar também ressaltou que a jogadora de vôlei de praia e campeão olímpica, Talita Antunes da Rocha, é uma referência e exemplo aos esportistas de Aquidauana. “O Poliesportivo tem muita história. Foi onde a Talita competiu e ganhou sua primeira competição e medalha, com o professor Guto. Agora, com a revitalização, passamos a ter de novo a expectativa de que equipes e novas Talitas possam surgir”.

(Foto: Juliano Dervalho)

Para o secretário da Fundação Municipal de Esportes de Aquidauana (Fema), Plínio Goes, o ginásio dá uma nova cara ao esporte de Aquidauana e oferece condições para receber equipes de outros municípios do Estado e também de fora.

“Sem o ginásio, tivemos algumas competições estudantis, mas os times vinham e oferecíamos condições mínimas a esses atletas. Com a revitalização, o ginásio recebe o que é de mais moderno, um piso de polietileno e vestiários novos. Agora, podemos proporcionar conforto aos atletas locais e visitantes”, salientou Goes.

Plínio Goes (Foto: Juliano Dervalho)

Ao Esporte Ágil, Goes afirma que alguns nomes conhecidos estarão presentes na solenidade de reinauguração do centro esportivo, que está agendada para esta quinta-feira (11), a partir das 18h.

Entre eles, está o jogador da seleção brasileira de futsal, Manoel Tobias. De acordo com Alviço, a jogadora Talita também fará um vídeo contando sua história em Aquidauana, que será lançado durante a cerimônia de entrega do ginásio.

(Foto: Juliano Dervalho)

Fundado na década de 1970, o Ginásio foi interditado em outubro de 2013 devido a problemas estruturais. O governador Reinaldo anunciou a reforma em agosto de 2017, no evento de comemoração do aniversário de Aquidauana. As obras iniciaram em dezembro do mesmo ano e terminaram no início de 2019.

Ginásio em obras (Foto: Divulgação/Fundesporte)

Localizado no bairro Santa Terezinha, um dos mais populosos de Aquidauana, o Poliesportivo tem capacidade para atender 3,5 mil atletas. Confirmaram presenças na cerimônia de inauguração o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, e o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda.

Vídeo mostra a troca do piso do Poliesportivo

*Com informações do Portal do Governo do Estado de MS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS