Diversos | (Com informações da Fundesporte) | 17/02/2005 19h47

Representantes dos municípios conheceram atividades de 2005

Compartilhe:

Encontro de Gestores

O Secretario da Juventude e do Esporte e Lazer, Dirceu Lanzarini, abriu nesta quinta-feira trabalhos do 4° Encontro Estadual de Gestores de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul, realizado pelo Governo Popular e a Sejel no auditório Germano Barros de Souza, Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Discursando para um público estimado em 200 pessoas, entre autoridades, gestores municipais, representantes de entidades esportivas e atletas, Lanzarini ressaltou que o Governo Popular está seriamente empenhado em desenvolver o esporte sul-mato-grossense. "Nunca um governo estadual destinou tantos recursos ao esporte em Mato Grosso do Sul", afirmou o Secretário que, na oportunidade, lembrou a construção de cinco Centros Esportivos no Estado, sendo dois na Capital e os demais em Dourados, Ponta Porã, e Corumbá, com investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões na construção de cada unidade.

Raufi Marques, secretário de Estado, informou que o Governador Zeca está satisfeito com o desenvolvimento das ações esportivas. Raufi lembrou que o Governo Popular é um marco divisor na política pública voltada ao esporte, e a importância da criação do Fundo de Investimento Esportivo.

O FIE possibilitou investimentos em vários segmentos esportivos, além das parcerias realizadas que ajudaram na evolução dos eventos e ações. Em 2005. o Governo Popular destinou 25 milhões de reais em investimentos esportivos em obras, projetos esportivos e eventos, procurando otimizar a busca da cidadania e evolução do esporte no Estado.

O deputado Federal Vander Loubet, presente ao Encontro, acredita que é através do esporte que o governo conseguirá implantar uma política de inclusão social justa, diminuir a violência e criar oportunidades e melhores perspectivas de futuro para os jovens sul-mato-grossenses. Na oportunidade, Vander anunciou a aprovação de cinco novos projetos de inclusão digital para jovens no Estado. "Vamos estreitar parcerias, somar esforços e continuar sendo um Estado modelo para o Brasil", afirmou o deputado.

A importância da Sejel nas ações executadas no interior do Estado foi lembrada pela prefeita de Eldorado e vice-presidente da Assomasul, Mara Elisa Caseiro. "A Sejel possui uma equipe otimista, técnicos dinâmicos e estou certa que Lanzarini vai interiorizar os projetos e ações do governo", explicou Mara Elisa que divulgou o apoio da Assomasul aos projetos da Sejel.

A Assembléia Legislativa estava representada pelo deputado estadual Antonio Carlos Arroyo, que foi o relator do projeto que criou o FIE. Arroyo disse que os próximos governantes terão que seguir as políticas públicas estabelecidas pelo Governo Popular. "Os próximos governantes terão que seguir este rumo, promissor e socialmente justo".

O Encontro continuou com os debates e apresentação das Coordenadorias Pedagógicas e de Desenvolvimento da Sejel. Foram debatidas as ações, eventos e competições a serem realizadas, bem como as novas normas e regras adotadas pelas confederações esportivas nacionais e que serão aplicadas em 2005. O coordenador, José Eduardo Amâncio da Mota, enfatizou atenção e cuidado com a documentação dos atletas dos municípios, ressaltando a observação dos prazos de inscrição em jogos e eventos para evitar transtornos.

A Agenda da Sejel para o ano de 2005 foi divulgada, detalhada e aprovada ao final do evento. O encontro reuniu um recorde de municípios participantes, integrando as entidades estaduais e municipais e contribuindo com o desenvolvimento do desporto sul-mato-grossense.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS