Diversos | Com CG Notícias | 14/04/2020 08h20

Prefeitura de Campo Grande disponibiliza videoaulas com exercícios

Compartilhe:

Com a continuidade das medidas de distanciamento social em combate a pandemia do Coronavirus, a Prefeitura de Campo Grande pensando nas possibilidades de manter a prática da atividade física em casa disponibiliza desde segunda-feira (6) orientações de alimentação, higiene e exercícios físicos em forma de cartilha. Entre as ações de exercícios, já fazem parte as videoaulas, com publicações três vezes na semana e as lives que acontecem diariamente.

A ideia é ter mais uma opção para as pessoas se exercitarem e evitar que saiam de casa, conforme comentou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), Rodrigo Terra.

“As novas orientações juntam esporte e dicas de alimentação e higienização nesta época e estão disponíveis no site da Prefeitura, além de serem encaminhadas a todos os alunos dos Projetos esportivos da Prefeitura, possibilitando assim que todas as pessoas tenham acesso a formas diversificadas de se movimentar em casa. Lembrando sempre que as atividades devem ser orientadas por um profissional de educação física e seguindo as regras de limitação de cada pessoa”, destacou.

A cartilha tem 9 exercícios e dicas de alimentação do Comitê Olímpico do Brasil que sugere o aumento na ingestão de alimentos que estimulem o sistema imunológico como vitaminas A (cenoura, mamão), C (cítricos: laranja, acerola, limão) ,D (ovos, peixes) e E (abacate, castanha do pará, amendoas, nozes, salmão); Acrescente também em sua rotina diária ­car exposto ao sol por pelo menos 15 minutos. Gengibre, alho, cebola, cúrcuma, alho poró e romã também são ótimos para o sistema imunológico;­ nas principais refeições (folhas cruas, aveia, chia, granola); Sucos a base de vegetais batidos aumentam a saciedade e são pouco calóricos. Mantenha o consumo de proteínas por meio de leite e derivados (queijo, iogurte); Aumentar a ingestão de água e evite o consumo de álcool.

A Nutricionista Nayara Lima (CRN 3: 44931) acrescenta novos cuidados. “Além dos cuidados com a alimentação é importante a higiene dos alimentos como lavar em água corrente para retirar sujeiras, colocar em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos, 1 colher de sopa do produto para 1 litro de água e em seguida enxaguar em água corrente, estes cuidados se estendem na hora do preparo dos alimentos, onde o ambiente e os utensílios devem ser limpos e higienizados, buscando sempre uma vida saudável e alimentação equilibrada”, disse.

Planejamento

As oficinas foram suspensas, por conta do isolamento social, e em reunião com os coordenadores, foram levantadas 3 frentes de trabalho como explicou o responsável pelo Projeto, Professor Vanderlei Sandim. “Nós preparamos as videoaulas, lives e uma vez por semana um desafio iniciando com as embaixadinhas, seguindo com outras modalidades, junto aos nossos 160 professores. Fizemos uma escala de professores para gravarem na Funesp, com Ginástica, Ritmos, Zumba e Funcional e posteriormente iniciam as demais oficinas como Balé, Capoeira, Futebol, Lutas e outras modalidades, buscando alcançar as 49 já existente e abrangendo todos os participantes dos projetos”.

Lorraine Regiori de Almeida, autônoma, 38 anos, participante da oficina de zumba, no Parque Ayrton Senna, conta que neste momento está fazendo as aulas em casa. “Com restrição de sair às aulas online estão sendo muito importantes, me ajudando a cuidar da saúde e se torna um estímulo para manter a alimentação também. Estamos cuidando da nossa imunidade com frutas e verduras na medida do possível, já superei muitas coisas desde que comecei a participar das oficinas, perdi 5 kg, melhorou meu hipotiroidismo e a síndrome do pânico, e quero continuar assim”, conta agradecida.

As vídeos aulas são postadas no site da Prefeitura todas as segundas, quartas e sextas pelo link http://www.campogrande.ms.gov.br/exerciciosaudavel/ , e os desafios são lançados todas as terças e quintas. No site também está disponível a Cartilha Movimenta CG em Casa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS