Diversos | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 24/04/2023 12h41

Prefeitura de Aparecida do Taboado resgatam Cavalgada do Taboadão

Compartilhe:

A Cavalgada do Taboadão foi sucesso absoluto no domingo (23) e se firmou como uma das melhores e mais organizadas edições do evento. Realizada pela APAE, contou com total apoio do Governo Municipal e resgatou um dos costumes mais tradicionais do município.

A Cavalgada do Taboadão teve saída do Hotel Aritana, na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, e percorreu as principais avenidas da cidade, descendo pela Av. Geraldo Rodrigues de Almeida até a Av. São Cristóvão, passando em seguida pela Av. Presidente Vargas até o Recinto da Festa do Peão, onde foi servido o almoço (arroz carreteiro, feijão gordo e salada) com renda beneficente em prol da APAE para a manutenção das atividades da entidade, que atualmente atende 116 alunos, oferecendo AEE (Atendimento Educacional Especializado), educação para jovens e adultos e ensino fundamental - modalidade educação especial, além de dança, teatro, atletismo e natação.

O grande evento antecede a maior festa do Peão de Boiadeiro com portões abertos do interior de Mato Grosso do Sul, sendo parte da história cultural de Aparecida do Taboado. A Cavalgada simboliza um dos costumes dos primeiros habitantes do município que se utilizavam de cavalos para percorrer pequenas e longas distâncias, além de retratar o estilo de vida do homem do campo, figura tão presente e importante para o agronegócio local.

Centenas de pessoas prestigiaram o evento, lotando as avenidas. “A gente fica emocionado de ver esse resgate da nossa história. É a coisa mais linda e a gente já estava com muita saudade”, comentou Daniela Carla, relembrando que há 5 anos o município deixou de assistir a este grande evento.

Além da beleza dos animais e organização das comitivas, o que mais chamou a atenção do público foi a iniciativa da Prefeitura em deixar as ruas limpas logo após a passagem dos animais. Equipes da Secretaria de Obras e da empresa terceirizada responsável pela limpeza pública vieram ao final do desfile fazendo a lavagem das ruas. “Que organização! Nossa cidade merece esse cuidado”, comentou Letícia Garcez nas redes sociais.

E teve ainda um animado show com a dupla Peão Carreiro & Praiano, que fez a alegria do público tocando grandes sucessos da música sertaneja raiz. A dupla se apresentou após o Trio Horizonte, que colocou todo mundo pra dançar um gostoso arrasta pé.

O prefeito José Natan, o vice-prefeito Tenente Ávila, o presidente da APAE, Welds Soel, secretários municipais, vereadores e centenas de aparecidenses que amam essa tradição, além de visitantes de outras cidades e estados, marcaram presença no evento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS