Diversos | (Com informações do COB) | 28/02/2005 10h46

Passagem da Tocha Olímpica pelo RJ ganhou destaque

Compartilhe:

O Revezamento da Tocha Olímpica Atenas 2004 pelo Rio de Janeiro foi considerado o mais bem organizado dentre os realizados pelas 34 cidades que fizeram parte do trajeto mundial. A avaliação é dos organizadores do Revezamento Mundial da Tocha Olímpica Atenas-2004, que estiveram no Rio de Janeiro, no dia 21, para apresentar os resultados aos responsáveis pela Força-Tarefa da cidade. "A escolha do Rio de Janeiro como melhor organização do Revezamento da Tocha Olímpica faz do povo da cidade o grande vencedor. Isso demonstra que o Rio e os cariocas estão preparados para organizar de forma inesquecível os Jogos Pan-americanos de 2007 e quaisquer outros eventos internacionais", comentou o presidente licenciado do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, que comandou pessoalmente a operação do Revezamento da Tocha Olímpica no Rio de Janeiro, no dia 13 de junho, e recebeu os organizadores do Revezamento Mundial para uma reunião em sua casa.

Os principais pontos analisados pelos organizadores do Revezamento Mundial da Tocha Olímpica foram infra-estrutura, força de trabalho, proteção às marcas patrocinadoras, eficiência da comunicação dos valores olímpicos - e, principalmente, a capacidade de combinar todos estes itens. "O Rio fez isso melhor do que qualquer cidade, e seu povo ainda demonstrou ter muito coração e muita alma, tornando o evento pleno de emoção", explicou McCarthy, acrescentando que a segunda melhor avaliação foi para a Cidade do Cabo, na África do Sul. Os resultados apresentados por McCarthy no Rio também foram mostrados ao Comitê Olímpico Internacional.

O Rio teve 1,4 milhão de pessoas nas ruas durante o Revezamento, perdendo em público apenas para Pequim, com 2 milhões, mas a avaliação dos organizadores foi de que houve muito mais emoção nas ruas cariocas. Além disso, o show de celebração que encerrou o dia, no Aterro do Flamengo, foi espetacular e o melhor do mundo, na avaliação dos organizadores do Revezamento da Tocha. Para o secretário-geral da Força-Tarefa do Revezamento da Tocha Olímpica pelo Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, a performance alcançada pelo Rio é mérito coletivo. "Este resultado tem de ser dividido com os três níveis de governo, que trabalharam em perfeita sintonia e coordenação, tanto na fase de planejamento como de operação", lembrou Carlos Roberto Osório.

Tocha Pan-americana
Steve McCarthy também se reuniu, nesta passagem pelo Rio, com a equipe do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO). O encontro marca o início do planejamento do Revezamento da Tocha Pan-americana para o RIO 2007. O CO-RIO tem como meta finalizar o projeto da Tocha Pan-americana até agosto deste ano para apresentá-lo na Assembléia da ODEPA que se realizará no Rio de Janeiro. A Tocha Pan-americana será acesa na pirâmide de Chichén Itzá, no México, e seu Revezamento se encerrará no Maracanã, na Cerimônia de Abertura, no dia 13 de julho de 2007, quando será acesa a pira pan-americana.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS