Diversos | Lucas Castro | 24/07/2019 15h12

Pan-Americano de Lima terá três atletas de Mato Grosso do Sul

Compartilhe:

Os Jogos Pan-Americanos 2019, de Lima, no Peru, terá três atletas sul-mato-grossenses na delegação brasileira. As modalidades praticadas pelos nascidos em Mato Grosso do Sul são ciclismo, handebol e judô.

Os jogos começam nesta sexta-feira (26) e vão até 11 de agosto. O Comitê Olímpico do Brasil (Cob) divulgou no dia 28 de junho a lista de atletas convocados para representar o Time Brasil no evento.

Raul Nantes Campos, de 29 anos, natural de Nova Andradina-MS, integra a equipe de handebol do Brasil. “Vamos com tudo para conseguir a vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020”, disse o atleta.

O sul-mato-grossense, que atualmente atua no Dinamo Bucuresti, da Romênia, já é um rosto familiar na seleção brasileira. Ele conquistou, na última edição do Pan, em 2015, em Toronto, no Canadá, a medalha de ouro, após o Brasil bater a Argentina na final do handebol masculino.

Campos está na Europa há nove anos. Além da Romênia, passou por clubes da Espanha e França. No Brasil, defendeu as cores de Pinheiros e São Caetano, ambos do estado de São Paulo.

Nova-andradinense trocou de clube recentemente na Europa (Foto: Divulgação/CBHb)

No ciclismo, o douradense Magno do Prado Nazaret, de 33 anos, vai tentar trazer a medalha dourada para a delegação tupiniquim. O ciclista de Mato Grosso do Sul faz parte da equipe brasileira há um tempo considerável, porém este será seu primeiro Pan. O atleta é caracterizado por ser contrarrelogista e escalador/montanhista, tipo de corredor na modalidade. Seu clube, atualmente, é o São José dos Campos (Carrefour Funvic Soul Cycling Team).

Apesar da experiência, será o primeiro Pan de Nazaret (Foto: Divulgação)

Nazaret é tricampeão do Campeonato Brasileiro de Contrarrelógio, ao vencer a competição nas edições de 2011, 2015 e 2017.

Em 2012, venceu a Volta Ciclística de São Paulo e a Volta do Uruguai. Dois anos depois, reeditou o título da competição na capital paulista. Na Volta de San Juan, na Argentina, neste ano, o atleta de Dourados-MS ficou na segunda colocação.

Nazaret no Tour de San Juan, na Argentina (Foto: Arquivo pessoal)

Em rede social, o ciclista vibrou com a convocação. “Feliz por ter sido convocado para defender nosso país em mais uma competição. Será minha estreia em Jogos Pan-Americanos e vamos com tudo em busca de uma medalha para o Brasil. Agradeço pela convocação e confiança”.

A terceira convocação foi da judoca Larissa Farias, de 22 anos, nascida em Ladário-MS, confirmada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) na noite do último domingo (21), após Nathália Brígida ser cortada por lesão na coluna. A ladarense vai em busca de medalha na categoria peso ligeiro, até 48 quilos.

Larissa nos Jogos Sul-Americanos 2018, na Bolívia (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com a CBJ, Larissa Farias é, hoje, a segunda melhor brasileira no ranking da categoria até 48 quilos. A judoca sul-mato-grossense garantiu o bronze nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba 2018, na Bolívia, além de ter sido vice-campeã mundial júnior (sub-21), em Miami, nos Estados Unidos. Este será o primeiro Pan da carreira da atleta de Ladário. O pódio, na capital peruana, será disputado em 8 de agosto.

Atleta ao lado de Diogo Rocha, do Judô Clube Rocha (Foto: Arquivo pessoal)

Larissa Farias representa o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte-MG. Em Mato Grosso do Sul, atuou pelo Judô Clube Rocha, de Campo Grande e, em 2015, mudou-se para o Rio de Janeiro-RJ, para ficar mais perto da família, que já morava na capital fluminense há pouco mais de um ano na época. No Rio, ela treinou no Instituto Reação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS