Diversos | Folha Online | 05/01/2007 17h24

Pan 2007 ainda não decidiu como serão as vendas dos ingressos

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - A 189 dias do início dos Jogos Pan-Americanos do Rio, o comitê organizador ainda não sabe como serão vendidos os ingressos para as competições. O cronograma para a apresentação do esquema de vendas, que devia ser divulgado em novembro de 2006, ainda não possui nem propostas de possíveis empresas concorrentes.

São esperados 500 mil visitantes no Rio --a maioria de cidades próximas-- durante 17 dias de competição, que começa no dia 13 de julho. A previsão é de que seja negociado 1,8 milhão de ingressos. Sabe-se, apenas, que parte das vendas será feita pela internet. Outra parte seria ou nos estádios ou em lojas conveniadas. O CO-Rio chegou a fazer uma tomada de preços em novembro para a elaboração do planejamento de vendas de bilhetes. No entanto, as propostas não satisfizeram os organizadores.

O novo prazo para a definição, não confirmado oficialmente, seria fevereiro. Ainda neste mês seria feita nova convocatória para empresas que queiram concorrer. No site dos organizadores dos Jogos na internet, no link \\\\\\\"Processo de seleção para aquisição de bens e serviços\\\\\\\" que lista \\\\\\\"os produtos e serviços em pedido de cotação para o CO-Rio\\\\\\\", nenhuma das descrições contempla venda de ingressos.Embora de maior porte, a Copa da Alemanha já tinha todos as entradas vendidas um ano antes da competição.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, a reserva para a compra de ingressos começou dez meses antes, pela internet. Já no Pan de Santo Domingo, em 2003, a confusão até na definição dos preços dos ingressos obrigou o governo da República Dominicana a abrir os portões para 22 das 42 modalidades em disputa. Membros do CO-Rio acompanharam os Jogos em Santo Domingo. A confusão dos ingressos foi um dos pontos criticados pelos brasileiros.

A seção Rio da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-RJ) informou, também por meio de sua assessoria, que o atraso ainda não atrapalha a venda de pacotes. A Abav teria informações de que o preço dos ingressos do Pan não será muito alto, o que diminuiria a preocupação.

Ainda sem um planejamento de vendas, os organizadores estão preocupados com competições de menor apelo popular. Temem que esportes pouco conhecidos sejam disputados com estádios vazios. Para atrair o público, o CO-Rio estuda criar um bilhete único válido para todas as etapas da competição. Outra opção seria a criação de um ingresso que valesse para todas as provas em uma mesma instalação esportiva.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS