Diversos | Da redação | 23/04/2006 13h57

III Copa Indígena de MS começa amanhã em Coronel Sapucaia

Compartilhe:

Copa Indígena

Coronel Sapucaia (MS) - O total de 11 equipes, representando aldeias sul-mato-grossenses, se inscreveram na III Copa Indígena de Mato Grosso do Sul. A Copa, realizada pelo Governo do Estado e Secretaria da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia, acontece de 24 a 29 de abril.

Levy Britto Coutinho, gerente do projeto, informa que foram convidadas 22 equipes, representando aldeias sul-mato-grossenses das etnias Guarani, Guató, Kadiwéu, Kaiowá, Ofaié e Terena. As aldeias convidadas são reconhecidas e oficializadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Metade das aldeias convidadas confirmaram presença. Outras duas ficaram de confirmar nesta quarta-feira (19/4).  Nas edições anteriores da Copa, o número total de equipes participantes era de 18 aldeias. A Copa Indígena é uma oportunidade de reunir e integrar as comunidades indígenas estaduais em competições esportivas.

Com a ausência dos bi-campeões Kopenoty, da cidade de Miranda, as onze equipes que vão disputar o título inédito da Copa de Futebol Indígena de MS são: Ava\\\\\\\'ñembiara/Kaiowá (Amambai); Pirakuá/Kaiowá (Bela Vista); Te\\\\\\\'yikue/Kaiowá (Caarapó); Ava Katupyry/Kaiowá (Coronel Sapucaia); Herená/Terena (Dois Irmãos do Buriti); Nhandevá/Guarani-Nhandevá (Eldorado); Pirajuí/Guarani (Paranhos); Onguçu/Guarani-Kaiowá (Dourados); Porto Lindo/Guarani (Japorã); Avá Te\\\\\\\'é/Kaiowá (Douradina); e, Ava Tavyterã/Kaiowá (Tacuru).

Coronel Sapucaia sediará, também, o Fórum Indígena. Realizado anualmente, o Fórum possibilita a discussão das políticas desportistas indígenas do Estado para o próximo ano, como os Jogos Indígenas de MS (JIMS).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS