Diversos | Da redação | 01/10/2005 12h26

Estudantes de todo o Brasil participam das Olimpíadas Escolares

Compartilhe:

O esporte encontra nas Olimpíadas Escolares JEBs 2005, que começam nesta sexta-feira, dia 30, em Brasília, as mais genuínas provas de amor e incondicional dedicação. Não fosse assim, o que levaria jovens de municípios amazonenses a enfrentar 24 horas de barco até Manaus, onde irão pegar o avião que os conduzirá à Capital Federal? Ou, no extremo oposto do país, estudantes a percorrer de ônibus as 36 horas que separam cidades do interior do Rio Grande do Sul até Brasília? Sem dúvida, a possibilidade de vencer na vida através do esporte.

\"Chegamos em Brasília às três e meia da madrugada de sexta-feira (dia 30). É cansativo, mas tudo vale pela experiência de participar de uma competição nacional\", afirma Liara da Silva, de 16 anos, gaúcha de Caxias do Sul (RS), atleta da equipe de handebol da Escola Estadual Santa Catarina.

Moradores de Manaus (AM), os atletas de basquete e judô de Amazonas já chegaram a Brasília. Realidade muito distinta de seus conterrâneos das equipes masculina de handebol e feminina de futsal. Oriundos de municípios como Borba e Coari, distantes cerca de 400km da capital do estado, eles chegam ao Distrito Federal até a próxima segunda-feira (dia 3) depois de cruzarem as águas dos rios Amazonas, Negro e Solimões.

\"É tudo mesmo em nome da vontade de participar de uma experiência muito importante para a formação desses alunos\", diz o chefe da delegação do Amazonas, Ricardo Marrocos, acrescentando. \"Atualmente, a passagem pelos rios fica complicada por causa de um período de seca. Isso torna a viagem deles ainda mais demorada, o contrário do que aconteceria em períodos de cheia\", completa.

Embora reconheça os obstáculos representados pela distância, o chefe da delegação do Rio Grande do Sul, Carlos Guilherme Pinheiro, também destaca o caráter pedagógico da jornada enfrentada pelos estudantes.

\"As 36 horas de ônibus cansam, mas por outro lado acabam servindo como uma aula prática de geografia e história. Trata-se de uma alternativa ao processo pedagógico estabelecido\", afirma. Como um alerta bem-humorado aos rivais, Carlos Guilherme ressalta ainda o espírito guerreiro da garotada gaúcha. \"Eles chegaram de madrugada, mas logo deixaram o hotel para conhecer Brasília e treinar\".

Após a Cerimônia de Abertura, nesta sexta-feira, às 18h, as primeiras disputas das Olimpíadas Escolares serão realizadas no sábado, dia 1 de outubro, com partidas de basquete e lutas de judô. No domingo, começa o torneio de handebol. Com cerca de 3300 pessoas envolvidas no evento, entre atletas, técnicos, árbitros, voluntários e organizadores, a competição será realizada em 17 instalações esportivas da Capital Federal.

As Olimpíadas Escolares JEBs 2005 são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério do Esporte, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS