Diversos | Com Sejel | 06/09/2006 14h12

Dourados sediou abertura dos Jogos da Juventude de MS ontem

Compartilhe:

Dourados (MS) - O público douradense presente ao Centro Esportivo Jorge Antonio Salomão, assistiu às 19h desta terça-feira (5/9), à cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude de MS. Ao som da Banda Lira, de Dourados, o evento contou com a presença de delegações representantes de 18 municípios sul-mato-grossenses que disputam os Jogos.

Os Jogos da Juventude do Mato Grosso do Sul têm como objetivo promover o intercâmbio entre os municípios do Estado, bem como oportunizar aos atletas/estudantes a possibilidade de praticar diferentes modalidades esportivas, promovendo a integração entre os mesmos. O JOJUMS é uma etapa classificatória para os Jogos Escolares Brasileiros da Juventude, também chamado de Olimpíadas Escolares, a ser realizado em Brasília/DF.

Delegações - Participam da edição 2006 dos Jogos atletas representando os municípios de: Campo Grande; Corumbá; Costa Rica; Coxim; Dourados; Itaquiraí; Ivinhema; Jardim; Laguna Carapã; Maracaju; Mundo Novo; Naviraí; Nioaque; Paranhos; Ponta Porã; Rio Brilhante; São Gabriel do Oeste; e Três Lagoas.

Como parte do cerimonial, o violeiro Dito executou o Hino Nacional e, após, o atleta Matheus Palhano, 15 anos, acendeu a Pira Olímpica.

Mateus Palhano é aluno da Escola Decisivo Anglo, atleta da modalidade de Basquetebol, possui em seu currículo os títulos de Vice-campeão nos Jogos Escolares de Dourados, Campeão do 1º festival mirim basquetebol/2003 em Dourados, Vice-campeão dos Jogos da Juventude /2003 em Dourados, 3º nos Jogos Escolares do Mato Grosso do Sul - JEMS/2004 (em Mundo Novo), Campeão dos Jogos da Juventude (JOJUD) 2006, 5º lugar no Campeonato brasileiro infanto-juvenil, Campeão Brasileiro Divisão 3 Infanto-juvenil/2006, e participou dos Jogos Brasileiros Escolares em Brasília/DF (JEBS 2005), entre outros.

A atleta Pamela Barros de Alencar prestou o Juramento do atleta. Pámela, aluna da escola Decisivo Anglo, é bi-campeã dos Jogos da Juventude de Dourados 2005 e 2006, campeã dos Jogos Aberto de Dourados, entre outros títulos de um extenso currículo de vitórias iniciado em 2001.

Competições - A partir desta quarta-feira (6/9), cerca de 700 atletas iniciaram o primeiro de cinco dias de competições, brigando por medalhas nas seguintes modalidades coletivas: basquetebol, futsal, handebol e voleibol, com um total de 128 partidas entre as equipes dos naipes masculino e feminino.

Os municípios campeões de cada modalidade coletiva garantem o direito de indicar uma escola para representar MS nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), direito já conquistado pelos medalhistas individuais do JOJUMS, que se sagraram campeões nas modalidades de Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez, nas competições realizadas em Três Lagoas, no período de 11 a 13 de agosto.

Os Jogos da Juventude de MS são realizados anualmente pelo Governo Popular, através da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel) e, este ano, acontecem em Dourados numa parceria com a Prefeitura Municipal daquela cidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS