Diversos | Assessoria/ALMS | 29/11/2018 15h15

Deputados lamentam suspensão de atividades esportivas na UCDB

Compartilhe:

O deputado Herculano Borges (SD) comentou, na sessão desta quinta-feira (29), o anúncio da suspensão das atividades esportivas oferecidas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Formado em Educação Física, o parlamentar lamentou a decisão e enfatizou a necessidade do apoio do poder público ao esporte.

“É uma triste notícia. A UCDB desenvolve o esporte universitário há 20 anos. Participei da formação desse projeto, galgamos resultados e temos vários frutos com atletas nacionais e internacionais. São mais de 140 atletas que estão órfãos, por vezes atletas carentes, que tinham no esporte a oportunidade de estudo por meio de bolsa. Hoje o esporte de MS está de luto”, lamentou o parlamentar.

“Entendemos a crise que nosso País vive. Os administradores das instituições têm que tirar o investimento de algumas atividades e o primeiro é o esporte, seja na área pública ou privada. Mês passado, estive com o secretário de segurança pública, ele disse que um interno da Unei [Unidade Educacional de Internação] custa 12 mil reais. De acordo com minha experiência, com 12 mil por mês você pode trabalhar o esporte com 300 crianças. Trabalhar na prevenção, porque o esporte traz saúde e afasta os jovens da criminalidade”, refletiu o deputado.

Para Herculano Borges, a solução para que ações voltadas ao esporte não sejam interrompidas seria a aprovação de uma lei sugerida por ele e pelo deputado Barbosinha (DEM) ao Governo do Estado. “Nós trouxemos um estudo sobre uma nova lei de incentivo ao esporte que pode ser a luz no fim do túnel. A intenção é haja incentivo fiscal, com base nos recursos arrecadados do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] àqueles que invistam no esporte, como é o caso da UCDB, porque hoje não há contrapartida e as instituições precisam de um trabalho heróico para manter as atividades”, explicou.

Barbosinha também defendeu o projeto e alertou para a falta de investimentos na área. “Infelizmente, há um desconhecimento, por parte dos governantes, da força do esporte. A prática esportiva é incompatível com as drogas, com o ilícito, o praticante aprende a ganhar, a perder. Temos um celeiro de atletas em todas as áreas, mas que não se desenvolvem por falta de investimentos. O projeto foi estudado e sugerido ao Estado. O governador já sinalizou intenção de adotar a sugestão”, esclareceu Barbosinha.

Outros deputados também manifestaram apoio à causa do esporte. “A gente não gasta em esporte, a gente investe em esporte. Até porque o esporte permite transpor limites. Fico preocupado, pois as universidades sempre tiveram esse papel social. Gostaria que o reitor da UCDB pudesse reavaliar essa questão”, disse o deputado Professor Rinaldo (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa. “Precisamos do apoio ao nosso esporte. Hoje, se fala tanto de investimentos em outras áreas, mas não se canaliza recursos para o esporte”, afirmou o deputado Cabo Almi (PT).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS