Diversos | Lucas Castro | 16/04/2019 17h14

Curso sobre doping será realizado em Campo Grande

Compartilhe:

O Colégio Salesiano Dom Bosco, em Campo Grande-MS, recebe no dia 19 de março o Curso Doping, que será ministrado pelo professor e educador físico Frederico Rodrigues Pissurno. O curso é voltado a acadêmicos, professores e profissionais de Educação Física. Os participantes receberão certificado de 40 horas, como atividade complementar.

O organizador do evento, Altemir Dalpiaz, afirma que o objetivo do curso é explicar o significado de doping, por que as substâncias são usadas, o que caracteriza um método proibido desportivamente e quais seus efeitos. Ele ressalta que, após a aula presencial, outras atividades serão aplicadas de modo online, caracterizando um curso semipresencial.

O palestrante Federico Pissurno destaca que esta é a segunda edição do curso. Ele afirma que o foco é alertar universitários sobre o perigo destas substâncias como forma de melhorar artificialmente o desempenho atlético.

“Queremos que os estudantes de educação física divulguem esse conhecimento. Estes profissionais, no futuro, serão formadores de opinião e, por isso, têm a obrigação de transmitir os bons fundamentos ao próximo”, disse Pissurno, ao Esporte Ágil.

Pissurno aponta que o uso de agentes anabolizantes, principalmente em academias e centros de musculação, é o principal dilema a ser discutido atualmente. Estas substâncias aumentam o tamanho dos músculos, força e potência muscular. “Temos de mudar a concepção de ‘tudo’ pela estética e ‘tudo’ pela performance”.

No curso serão abordados ainda os seguintes temas: legislação esportiva sobre o uso de substâncias ilícitas e as punições para atletas; riscos para a saúde dos atletas; como é realizado o exame de doping, sob o ponto de vista da farmacologia e testes de urina e sangue, principalmente em atletas de alto-rendimento e questões relacionadas à profissionalização do esporte e a busca constante pelo resultado a qualquer custo.

Frederico Rodrigues Pissurno é graduado em Educação Física pelo Instituto de Ensino Superior (Iesf) da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec).

Serviço

Evento: Curso Doping
Local: Colégio Salesiano Dom Bosco - Av. Mato Grosso, 227 - Centro, Campo Grande – MS.
Data: 19 de maio de 2019 (domingo)
Horário: 8h30

As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (67) 99627-0800 (Altemir Dalpiaz).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS