Diversos | Gaúcha ZH | 21/04/2020 10h06

Confira oito livros sobre esporte para matar a saudade

Compartilhe:

Dar voltas em looping dentro de casa, tentar a corrida estática, focar mais no treinamento funcional e arriscar um sobe e desce nas escadas do prédio são alternativas para os corredores durante o período de distanciamento social devido ao coronavírus. Enquanto a recomendação for evitar sair de casa, uma opção é correr para os livros.

GaúchaZH conversou com atletas amadores e separou oito títulos para entreter os corredores durante o isolamento. São livros para praticantes de corrida em asfalto e em trilha, com relatos inspiradores, histórias de competições lendárias e dicas para melhorar a performance.

Do que Eu Falo Quando Falo de Corrida, de Haruki Murakami
Com uma proposta diferente em comparação aos romances que tornaram Murakami conhecido mundialmente, esse livro é como um diário do autor. Mais do que contar a sua trajetória como corredor amador de longas distâncias, Murakami reflete sobre os aspectos que o esporte e a escrita têm em comum. O autor ainda revela o momento em que decidiu ser escritor, sua relação com os fãs, os desapontamentos com a carreira e por que ele considera a corrida a sua “corda de segurança”.

Correr, de Drauzio Varella
Drauzio Varella correu a sua primeira maratona aos 50 anos e, desde então, não parou mais. Há mais de duas décadas, o colunista de GaúchaZH concilia sua intensa rotina como médico com a de corredor amador. Além de bater na tecla dos benefícios do esporte à saúde, ele conta detalhes de sua trajetória na corrida, mostra como a atividade física o ajuda a enfrentar os dias difíceis, apresenta um panorama histórico sobre a origem da maratona na Grécia e traz relatos bem-humorados de quando deu os primeiros passos no esporte.

Nascido para Correr, de Christopher McDougall
O jornalista americano conta a sua própria história em busca de uma maneira de correr sem lesões. Ele viaja até o México para tentar descobrir a fórmula para isso junto ao povo Tarahumara — seus índios são conhecidos por correr por muitas horas e usando sandálias no lugar dos tênis. McDougall mergulha na história e na cultura desse povo, coloca holofotes em personagens surpreendentes e investiga se o minimalismo é o segredo para uma carreira saudável como corredor. Hoje, o autor corre diariamente, na maioria das vezes, descalço.

Operação Portuga — Cinco Homens e Um Recorde a Ser Batido, de Sérgio Xavier Filho
Do mesmo autor de Boston, esse relato é sobre a ambição de uma turma de corredores em completar uma maratona em menos de duas horas 43 minutos e 50 segundos. A marca, considerada incrível para um amador, foi conquistada pelo empresário Amílcar Lopes Jr., o Portuga, que se tornou um mito entre os corredores de São Paulo. Autor ainda do livro de crônicas Correria e dos perfis de grandes executivos brasileiros que compõem Vidas Corridas, Xavier Filho transformou Operação Portuga em uma história exemplar de superação e amizade.

Boston — A Mais Longa das Maratonas, de Sérgio Xavier Filho
Por ser a mais famosa, a Maratona de Boston também é a mais disputada do mundo. Para participar do grande evento, é preciso ter conquistado, em uma maratona anterior, um índice de tempo correspondente à idade. Nesse livro, o jornalista gaúcho narra como foi a busca pela tão cobiçada inscrição em paralelo a relatos pessoais sobre o mundo da corrida. Ele também explora o contexto histórico da prova, realizada tradicionalmente todos os anos desde 1897.

100 Coisas que Todo Corredor Deveria Saber, de Sérgio Rocha
Os erros de acertos do youtuber Sérgio Rocha em seus mais de 20 anos como corredor amador foram listados nesse livro. Idealizador do projeto Corrida no Ar, ele recentemente lançou um material que pode ser considerado um guia para iniciantes. Os cem ensinamentos de Rocha e da fisioterapeuta Raquel Castanharo abordam alimentação, hidratação, tênis, lesões, treinos, provas e respostas para perguntas como "por que a São Silvestre não é uma maratona?".

90km, de Nato Amaral
O título do livro faz referência à distância da Comrades, lendária ultramaratona realizada anualmente na África do Sul. Assíduo participante do evento, o autor conquistou o recorde latino-americano ao ter completado a prova 16 vezes. Além das lições de treinos e determinação para enfrentar a ultramaratona, Amaral brinda o leitor com uma detalhada história sobre a Comrades, idealizada por um combatente da Primeira Guerra Mundial em homenagem aos soldados mortos no conflito.

Correndo Com Os Etíopes, de Danilo Balu
O autor viajou até a África para correr com os etíopes e tentar descobrir o que os torna tão reconhecidos no atletismo. Balu mergulhou na cultura local com o objetivo de investigar como um dos países mais pobres do mundo dominou a corrida de rua e hoje faz tantos medalhistas. O autor encontrou um estilo de vida e de treinamento simples e lições para ensinar a qualquer amador.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS