Diversos | Com Prefeitura de Três Lagoas | 13/04/2020 12h04

Confira dicas de exercícios físicos para realizar em casa

Compartilhe:

Nesta segunda semana, o canal “Vamos Conversar” fala da importância das atividades físicas em casa para enfrentar a tensão, estresse e ansiedade durante o período de isolamento social em prevenção ao COVID-19. A profissional em educação física, Darlene Heloisa Ferrari Ruiz, dá dicas e instruções para estão em casa e podem aproveitar para melhorar o condicionamento físico e saúde mental.

“Vamos Conversar” é uma proposta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), com ação direta da Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Avaliação de Desempenho Individual e Estágio Probatório, para auxiliar a população durante o isolamento social com foco na saúde mental e emocional.

“Com a indicação de isolamento social para a contenção da pandemia da Covid-19, muitas pessoas têm ficado o dia todo em casa, afastadas do trabalho ou realizando trabalho remoto. Essa nova condição pode fazer com que as pessoas passem boa parte do dia sentadas ou deitadas, trazendo consequências negativas ao seu organismo.

Além disso, o estresse acumulado, a insegurança, o medo e a compulsão por alimentos de alto índice calórico também podem estimular hábitos nada saudáveis.

No mês em que o Dia Mundial da Atividade Física é comemorado (06/04), aproveitamos para lembrar que as Atividades Físicas são importantes aliadas para enfrentar esse período e ajudar a manter hábitos saudáveis.

Dentre diversos benefícios físicos proporcionados pela prática de exercícios físicos estão: ativação da circulação sanguínea; fortalecimento muscular; melhora do condicionamento físico; melhora da flexibilidade; podemos ressaltar nesse momento a melhora das respostas imunológicas.

O sistema imunológico tem a função de defender o organismo contra agentes invasores que colocam em risco o estado de saúde e a conservação saudável dos próprios elementos do organismo. As Atividades Físicas fazem com que essas defesas naturais trabalhem melhor.

Também precisamos ressaltar que a relação Atividade Física X Saúde Mental melhora a capacidade cognitiva e diminuem os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral. Fazer exercícios ainda contribui para melhorar a autoestima, o autoconceito e a imagem corporal.

Os movimentos motores realizados durante as Atividades Físicas liberam hormônios que trazem diversos benefícios, entre eles: elevação do humor; aumento da disposição física e mental; melhora da concentração; alívio de dores e tensões musculares; e, melhora da qualidade do sono.

ESCOLHENDO UMA ATIVIDADE FÍSICA

Todas as atividades alcançam resultados semelhantes, então o que realmente importa é a movimentação corporal;

Para obter benefícios maiores, as práticas devem ser regulares, no mínimo 3 vezes por semana, com duração de 60 minutos, porém se você não tem o hábito de praticar, você pode começar com 30 minutos e ir aumentando gradualmente;

Dê preferências as atividades consideradas moderadas, mas se você nunca teve este hábito, comece devagar, escolhendo a atividade mais adequada ao seu nível de resistência corporal e modo de vida, podendo começar por atividades leves;

Para que você consiga ter regularidade, você deve escolher uma atividade que você goste, então experimente atividades diversas até se identificar com alguma;

Inclua exercícios que trabalhem todos os músculos, como: flexões de braço, polichinelo, avanços, passadas, caminhadas e/ou corridas ao redor da casa, caminhadas e/ou corridas sem sair do lugar, danças, movimentos de subida e descida de escada, são boas opções para inserir na rotina de exercícios;

Você pode realizar exercícios que usam o próprio peso corporal ou materiais que podem simular um peso de academia como um pacote de arroz e garrafas de água, por exemplo;

Exercícios de alongamento, relaxamento, respiração e meditação também são importantes ferramentas que devem ser utilizadas;

Uma vez que você não vai ter um profissional de Educação Física ao seu lado para te orientar e corrigir os movimentos, é importante respeitar a sua individualidade biológica.

SOBRE OS APLICATIVOS E MÍDIAS DIGITAIS

Existem diversas opções de aplicativos e mídias digitais que oferecem aulas de Atividades Físicas online, estes são ótimos meios para se exercitar em casa, porém deve-se ter bastante atenção:

Primeiramente busque por aplicativos ou mídias elaboradas e orientadas por Profissionais de Educação Física;

Escolha de acordo com a sua individualidade, se o tipo de atividade é ideal para você, existem opções para alunos iniciantes, intermediários e avançados;

Dê preferência por atividades que você já realizou e por isso sabe executar os movimentos corretamente, mas se você escolher uma atividade que nunca praticou, execute com bastante atenção e tome cuidado com os exageros.

DICAS

No início da semana, estabeleça uma rotina de Atividades Físicas, definindo os dias e horários de prática;
Defina o espaço para a prática dentro do seu ambiente de isolamento social;
Deixe uma garrafinha com água ao lado para manter a hidratação durante a prática;
Coloque uma música que você gosta;
Pare de inventar desculpas;
Pratique atividades em grupo através de vídeos chamada com familiares e amigos, ter o compromisso com outras pessoas pode te ajudar a não desistir;
Respeite o seu limite, para isso evite comparações;
Se tiver dúvida se está realizando o movimento corretamente, utilize um espelho para se corrigir;
Se tiver crianças em casa, escolha Atividades Físicas que as envolva.”

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS