Diversos | Com Ascom | 09/10/2007 15h58

Com Terenas, IX Jogos dos Povos Indígenas começam em Recife

Compartilhe:

Terena

Recife (PE) - Será aberta em Recife (PE), nesta quinta-feira (11), a IX edição dos Jogos dos Povos Indígenas. A cerimônia será no Teatro do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, às 10h. Mato Grosso do Sul participa do evento com a comunidade Terena.

Na solenidade, estarão reunidas cerca de 40 pessoas entre autoridades e representantes das parcerias envolvidas com a realização. Os Jogos dos Povos Indígenas são uma realização do Ministério do Esporte, Governo do Estado de Pernambuco e Comitê Intertribal de Memórias e Ciência Indígena, em parceria com os ministérios da Justiça, Educação, Cultura e Saúde por meio da Funasa, além da Funai, Prefeitura de Recife e Prefeitura de Olinda.

Os jogos indígenas de 2007 acontecem de 24 de novembro a 1º de dezembro. As provas serão distribuídas em Recife e Olinda. Desde a sua primeira edição, o evento busca a integração de comunidades indígenas, por meio da prática de jogos tradicionais, celebrando a cult ura de diversos povos, valorizando costumes, resgatando a identidade cultural e estimulando a autonomia dos índios. Além de focar no esporte, os jogos são também uma alternativa de aproximação das diferentes culturas e raças.

A edição deste ano envolve a participação das prefeituras de Olinda e Recife. Na capital Recife será disponibilizado o Ginásio Geraldão onde funcionará o alojamento dos atletas e suas delegações. Já na Praia do Bairro Novo, em Olinda, será montada a arena para as disputas esportivas.

Cerca de 40 etnias participam este ano dos Jogos Indígenas, somando um total de mil atletas. Participarão como visitantes representantes dos povos canadenses e aborígenas australianos. Os competidores disputarão provas de arco e flecha, canoagem, arremesso de lança, cabo de força, natação (travessia), corrida de 100 metros, corrida de fundo, corrida de tora, futebol masculino e futebol feminino. Os jogos incluem também a apresentação de esportes tradiciona is pelas tribos participantes.

Dentro da programação cultural, haverá espaço para a discussão de questões indígenas. Estão programadas ainda, feira de artesanato, apresentações culturais, atividades de educação ambiental, educação para a saúde, exposições fotográficas, projeção de filmes e discussão sobre demandas indígenas para a Política Nacional de Esporte e Lazer.

Confira os povos indígenas participantes:

Aikewara (PA), Assurini do Xingu (PA), Assurini (PA), Bakairi (MT), Bororo (MT), Gavião Kyitatêje ou Parkatejê (PA), Javaé (TO), Kaingang (PR), Kanela Ramkokamekra, Karajá (TO), Kayapó (PA), Krahô (TO), Kuikuro (MT), Matis (AM), Manoki (MT), Nambikwara (MT), Paresi Halílti (MT), Pataxó (BA), Rikbaktsa (MT), Suruwará (RO), Terena (MS), Tenharim (RO), Wai Wai (PA), Xavante (MT), Xerente (TO), Xikrin (PA), Xokleng (SC-PR), Pankararú (PE), Pankará (PE), Kambiuá (PE), Kapinawá (PE), Fulniô (PE), Xucurú (PE), Pipipã (PE), Truká (PE), Atikum (PE), Tuxá (PE), C opipe (PE) e Apoime (PE).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS