Diversos | GE.Net | 22/09/2007 15h09

Com atletas olímpicos e Pelé, São Paulo vive 24 horas de esporte

Compartilhe:

Exemplo

São Paulo (SP) - No mesmo molde da Virada Cultural, que leva diferentes eventos de música, teatro, artes plásticas, cinemas, entre outros, gratuitos durante 24 horas ininterruptas aos moradores da cidade, a Prefeitura de São Paulo dará início às 14 horas (de Brasília) deste sábado à primeira Virada Esportiva, que terá 400 atividades espalhadas por 200 pontos da capital até as 14 horas de domingo.

O evento permitirá que moradores da capital conheçam e pratiquem diferentes modalidades e, em alguns casos, participem de peneiras sob os olhos de ex-jogadores e técnicos. Além de modalidades olímpicas (como futebol, basquete, vôlei, judô, atletismo, esgrima e badminton) e outras fora do programa do COI (como o rúgbi), a Virada engloba ainda outras opções de entretenimento: truco, bolinha de gude, bailes e declamação de poemas.

A Virada Esportiva contará com a participação de várias personalidades do mundo do esporte, a começar pela abertura, que terá a presença de Pelé. O melhor jogador de futebol da história terá também a companhia dos judocas campeões mundiais João Derly e Tiago Camilo, que já confirmaram presença no evento inaugural, marcado para as 14 horas no Parque da Juventude (na zona norte da capital, onde funcionava o antigo presídio do Carandiru)

No Centro Olímpico do Ibirapuera, Magic Paula participará da seletiva de basquete, uma das 11 modalidades olímpicas que terão peneiras ao longo do sábado. Bastante envolvida em projetos de divulgação do esportes, a ex-armadora da seleção brasileira de basquete feminino prevê o futuro da iniciativa tomada pela prefeitura.

"A intenção é promover e motivar a prática desportiva. Muita gente, quando pensa em esporte, imagina modalidades de alto rendimento e muito competitivas, mas também é possível fazer outras coisas como uma caminhada ou qualquer outra coisa. Na Virada, o que você pensar em esporte poderá praticar", explicou Paula.

Além disso, Paula prevê um sucesso a longo prazo do evento. "Tem tudo para continuar sendo realizado nos próximos anos e servir de modelo para outras cidades. Muita coisa pode não dar certo em um primeiro momento, mas é preciso dar continuidade ao projeto. Basta ver a Virada Cultural, que hoje é uma realidade e sempre entusiasma a população. Com o esporte pode ser assim também", explicou.

Embora a abertura oficial esteja marcada para o período da tarde, o sábado já começa com alguns eventos, como as peneiras de futebol de Corinthians, Santos, Juventus e Nacional (Palmeiras e São Paulo terão seletivas depois das 14 horas) e a regata de remo no Rio Tietê, entre os trechos do Anhembi e da Ponte da Bandeira. Mas vale lembrar que as peneiras não aceitarão mais inscrições.

À tarde, uma verdadeira maratona de esportes toma conta da Terra da Garoa. A Virada continua de madrugada, com destaque para o Night Bikers (passeio turístico pela cidade), o Torneio de Vôlei, modalidades radicais como skate e dos 'Jogos Boêmios', composta por modalidades como futebol de botão, truco, tranca e dardo.

No domingo o evento continua até as 14 horas. O encerramento oficial acontecerá no Parque da Independência, na zona sul, com shows de Jorge Aragão, Rappin' Hood e DJ Patife.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS