Diversos | Da redação | 10/03/2005 16h20

Caravana do Esporte passará por Caarapó

Compartilhe:

O canal ESPN Brasil celebra seu décimo aniversário com um projeto social que vai atender mais de cinco mil crianças e adolescentes de baixa renda do Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiro. Em 13 de março, terá início a Caravana do Esporte, um projeto da ESPN Brasil que, durante 10 meses, levará o esporte à 10 comunidades de baixa renda, entre eles o município de Caarapó, em Mato Grosso do Sul.

As viagens serão gravadas e exibidas pelo canal em 10 documentários, a partir de 3 de abril. A realização da Caravana do Esporte será possível graças a aliança do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com o Instituto Vivo e parcerias de atletas como Afonsinho, Ana Moser, Daniel Rodrigues, Dunga, Fernanda Keller, Flávio Canto, Jackeline Silva, Janeth Arcain, Jorginho, Patrícia Medrado, Raí e Sócrates. A caravana inicia em março, em Alcântara (MA) e, depois de passar por 10 comunidades nas três regiões, encerra as atividades em Conceição do Coité (BA), em dezembro.

Além de Caarapó (MS), a 269 quilômetros de Campo Grande, onde vivem cerca de 660 famílias dos povos Kaiowá e Guarani, as outras cidades atendidas pela iniciativa são Boa Vista do Ramos (AM), Curuçá (BA), Formosa (GO), Palmeira dos Índios (AL), Santarém (PA) e Caracol (PI). Pelo cronograma, Caarapó deverá receber a caravana em maio. As equipes permanecerão 10 dias em cada um dos municípios onde serão desenvolvidas atividades esportivas, como basquete, vôlei, futebol, handebol, tênis e canoagem, adaptadas a realidade de cada região.

Serão realizadas ações paralelas como implantação de mini-bibliotecas (parceria com o Instituto Brasil Leitor), sessões de filmes e vídeos educativos, noções de cidadania e direitos da criança e do adolescente na linguagem "Clown" com a Trupe Mazzaropi, aulas de higiene bucal com a Dra. Adriana Grossi (distribuição de kits em parceria com a Colgate), atendimento médico com o ex-jogador de futebol e médico Sócrates e aulas de condicionamento físico no método Pilates, com Ana Moser.

Também serão realizadas oficinas de instrumentos musicais com material reciclado, de confecção de redes e bolas, com materiais de fácil acesso, e de mecânica básica, essa última ministrada pelo piloto da equipe Peugeot, Alberto Fadigatti. Os adolescentes também terão aulas de vídeo e fotografia, uma forma de expressar seu olhar sobre a própria realidade.

O projeto coloca em prática o Capítulo 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante os direitos à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Sua missão é despertar os jovens para a cidadania, aplicar o esporte para resgatar valores como auto-estima, companheirismo, convívio social e mostrar a importância da preservação do meio-ambiente.

Para o diretor dos canais ESPN no Brasil, jornalista Júlio Bartolo, "a realização da Caravana reforça a proposta da ESPN em tratar o esporte não apenas como informação jornalística e entretenimento, mas também como um instrumento de integração nacional. Esse projeto vem juntar-se ao Social Clube, programa criado pela ESPN Brasil que há quatro anos revela ações sociais ligadas ao esporte em todo o país". O diretor geral de Relações Institucionais da VIVO e supervisor do Instituto VIVO, João Luis Barroso enfatiza a missão do Instituto VIVO de contribuir para que todos os brasileiros exerçam o papel de cidadãos, viabilizando projetos de instituições de credibilidade. "A Caravana do Esporte é um grande exemplo a ser multiplicado, pois é uma iniciativa comprometida com os resultados e alcança regiões brasileiras com baixos índices de desenvolvimento humano".

O diretor de jornalismo da ESPN Brasil, José Trajano, ressalta que visitar as comunidades e a convivência com a população é uma forma de sentir de perto a realidade de um Brasil que luta pela sua dignidade. "O esporte é um meio poderoso de inclusão, cidadania e educação. Acreditamos nisso como empresa, como jornalistas e também como cidadãos", enfatizou. A iniciativa também terá a parceria da montadora Peugeot, que fornecerá três veículos para transporte das equipes e dos materiais esportivos. A Caravana do Esporte é apoiada pela Adline, Brudden Náutica, IBL - Instituto Brasil Leitor, Kappa, Plastbrinq e Tam Viagens. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS