Diversos | (Com informações da Sejel) | 03/10/2005 14h32

Atletas de MS conquistam medalhas na Copa América de Bocha

Compartilhe:

Os atletas sul-mato-grossenses Geferson Teixeira Rosa (Classe BC3) e Éder Vieira Nogueira (Classe BC2), retornaram de Mar Del Plata, Argentina, no último sábado (01/10), onde disputam a Copa América de Bocha. Éder Vieira Nogueira, auxiliou o Brasil a conquistar a medalha de prata por equipes para a classe BC2. A categoria BC1 também conquistou a prata. O Brasil trouxe ainda uma medalha de bronze por duplas na classe BC4 e ficou em quinto lugar na categoria individual. Apenas a classe BC3 não conquistou títulos.

A competição foi realizada no complexo poliesportivo 'Islas Malvinas', em Mar del Plata, entre os dias entre 22 e 29 de setembro. e contou pontos para o ranking mundial que classificará os melhores para os Jogos Paraolímpicos de Pequim em 2008. A Copa América foi organizada conjuntamente pelo Círculo Deportivo de Lisiados (Cideli), pela Federação Argentina de Desportos para Paralíticos Cerebrais (Fadepac) e pela Associação Internacional de Esportes e Recreação Para Pessoas com Paralisia Cerebral (Cpisra). Participaram atletas da Argentina, Brasil, Canadá, Chile e Estados Unidos.

"A Copa serviu como experiência, além de proporcionar medalhas para o Brasil e para o Estado. Serviu também para termos uma base da evolução da técnica e do material esportivo, como no caso do Canadá, que evoluiu muito, mas infelizmente, eles escondiam o equipamento após as provas, evitando uma análise visual mais apurada", informou Marli Cassoli, técnica dos atletas sul-mato-grossenses e membro do 'staff' da seleção brasileira.

Geferson e Éder foram convocados pela ANDE - Associação Nacional de Desporto para Deficientes para compor a delegação brasileira nesta participação. A seletiva aconteceu no mês de julho, quando os atletas participavam do VII Campeonato Brasileiro de Bocha, na cidade de Alfenas - MG. Desde então, os atletas treinaram duas vezes na semana no Ginásio Guanandizão, orientados por Marli. Os paradesportistas viajaram com o incentivo do Clube Paradesportivo CEMDEF/ Pantanal e o apoio do Governo Popular, Secretaria da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel) através do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE).

Geferson é atleta revelação do Paradesportivo CEMDEF/ Pantanal. Começou a treinar no ano de 2004, e desde então, carrega em seu currículo importantes participações. Já Éder é veterano na modalidade de bocha, já tendo representado o país em várias competições internacionais. Hoje o atleta reside no Assentamento Conquista, saída para Rochedo. Além dos atletas, MS enviou para a Copa a técnica da Sejel, Marli Cassoli (Staff) e Matilde Peraques Lara ("calheira" - pessoa que auxilia o atleta antes da jogada).

Cabe ressaltar que os atletas participantes dessa modalidade de bocha são divididos em quatro categorias ("classes"), sendo que Geferson disputa na BC3 (atletas que necessitam de pessoa que efetue a função de calheiro), e Éder, na classe BC2 (maior mobilidade de membros superiores, não precisa de apoio para entregar-lhe as bolas). As outras duas classes são a BC1, atleta de pouca mobilidade nos membros superiores e BC4, atletas com distrofia muscular e atletas com causa não cerebral.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS