Diversos | Da redação | 02/06/2017 06h24

Atleta da UCDB participa de ação social de promoção da cidadania e esporte no Paraná

Compartilhe:

Incentivar práticas esportivas como meio de inclusão social é uma das premissas da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU. Com este intuito, a instituição realizou nesta quarta-feira, 31 de maio, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, no Paraná, uma ação de cidadania e esporte com o Centro de Amparo ao Menor Nossa Senhora do Monte Claro, Organização Não Governamental que atende gratuitamente crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social.

A atividade fez parte da programação social da Liga do Desporto Universitário de Quadras e Tênis, Conferência Sul, evento que acontece em São José dos Pinhais e Curitiba entre 29 de maio e 03 de junho.

O objetivo da ação foi abordar a importância do esporte como um dos principais condutores de inclusão social e cidadania. Na oportunidade, a atleta universitária Amanda Santos, que representa o futsal da UCDB de Mato Grosso do Sul na competição, participou de um bate papo com as crianças e falou sobre sua carreira, conquistas, as dificuldades da jornada dupla e o papel do esporte em sua vida. Amanda jogou futsal com as crianças e adolescentes atendidos pela ONG e junto à CBDU fez a doação de material esportivo ao projeto.

O CBDU Social

O projeto CBDU Social visa unificar ações já realizadas pela Confederação, alinhando isso ao calendário de eventos, tornando-as atividades oficiais e permanentes na programação da instituição. Segundo o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, por meio do projeto, há o compromisso de destacar que as oportunidades existem, e que é possível ter um futuro promissor e de possibilidades por meio do esporte.

“O nosso objetivo é mostrar que o esporte pode transformar pessoas em heróis. Muitas pessoas tornaram-se destaques alinhando esporte e educação como plataformas de crescimento pessoal e, através deste caminho, construíram o futuro deles”, enfatizou.

Transformar vidas por meio do esporte é uma missão, na qual o CBDU Social insere em seus projetos e propósitos. “Aproximar jovens e crianças que têm menos acesso ao esporte e educação é, sem dúvida, o legado que deixamos, uma semente que plantamos, para que elas desenvolvam-se socialmente”, pontua o vice-presidente.

A ONG

O Centro de Amparo ao Menor Nossa Senhora do Monte Claro possui uma história de 28 anos, atendendo gratuitamente crianças e adolescentes de seis a 15 anos, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos iniciado pela Congregação dos Missionários do Verbo Divino. Hoje, é coordenado pela Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, e atende cerca de 200 jovens com atividades multidisciplinares, de vivência cultural, pessoal e social, e que busca fortalecer os vínculos familiares, sociais e comunitários.

Liga do Desporto Universitário de Quadras e Tênis

A Liga do Desporto Universitário de Quadras e Tênis é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com patrocínio do Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

A Conferência Sul tem parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários – FPDU e apoio local da Secretária de Esporte e Lazer do Município de São José dos Pinhais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS