Diversos | Campo Grande News | 12/02/2018 08h43

Antigo estádio de futebol, Belmar Fidalgo terá Centro de Memória

Compartilhe:

A praça esportiva Belmar Fidalgo terá um Centro de Memória Esportiva. O projeto da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), em parceria com o Campo Grande News, foi apresentado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) e o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Rodrigo Terra.

O objetivo do projeto é resgatar a história da praça. Sua primeira estrutura foi construída em 1933 como estádio de futebol. "O importante é apresentar um espaço para a sociedade garantindo a memória do esporte naquele local, em especial a modalidade futebol, que já foi o principal estádio da época do Mato Grosso unificado", destacou Terra.

Em 1987, o estádio Belmar Fidalgo se tornou uma praça esportiva. Desta maneira, o Morenão se tornou o principal local da modalidade em Mato Grosso do Sul.

Segundo Terra, uma comissão foi criada para realizar estudos e planejamento com membros da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul), Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e Funlec. O objetivo é iniciar uma campanha de arrecadação de itens da época, catalogar os materiais e deixar disponíveis para a população.

Terra prevê que o projeto esteja pronto para a Copa do Mundo da Rússia. "Queremos recolher fotos do período, dos jogadores, do estádio, livros com relatos, uniformes, colher depoimentos de pessoas que jogaram naquele período", destacou.

Qualquer cidadão pode participar do projeto, com informações ou materiais da época. O telefone da Funesp é o (67) 3314-3971 e o endereço é rua Doutor Paulo Coelho Machado, 633, Santa Fé.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS