Diversos | Com Prefeitura de Batayporã | 06/01/2021 10h38

'Academia da Saúde' tem obras concluídas em Batayporã

Compartilhe:

Construída com o objetivo de propiciar um espaço de promoção de saúde e de modos de vida saudáveis, a “Academia da Saúde” foi entregue no dia 28 pelo prefeito Jorge Takahashi e pela secretária municipal de Saúde, Marcela Leite, em último ato da gestão.

Em respeito as recomendações de distanciamento social impostas pelas autoridades de saúde diante da pandemia da Covid-19, não foi possível realizar uma cerimônia de inauguração. No entanto, o Chefe do Executivo oficializou a entrega na presença dos secretários municipais Sidney Olegário (Administração, Finanças e Planejamento) e Sonia Nantes (Educação, Cultura, Esportes e Lazer), e do assessor especial da Secretaria Municipal de Saúde, Jair Eduardo de Barros.

O espaço, dotado de infraestrutura e equipamentos, está localizado na Avenida Brasil, ao lado da unidade de Estratégia Saúde da Família “Santo Antônio”, e homenageia o saudoso médico “João Jamil Mella”, um homem que muito contribuiu para o desenvolvimento de Batayporã e especialmente com a saúde do município.

Construída com recursos do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Saúde, a Academia da Saúde é constituída de um prédio com sala e dois banheiros e equipamentos de ginástica instalados ao ar livre. Um investimento de R$ 125 mil.

A construção do espaço é resultado dos esforços da atual Administração Municipal em buscar investimentos junto ao Governo Federal. Além disso, a gestão está deixando R$ 50 mil em recursos para equipar a Academia da Saúde.

O prefeito Jorge Takahashi destacou que o compromisso da gestão sempre foi qualificar a saúde pública do município. “Atuamos em diversas frentes, otimizando os serviços e trabalhando de forma intensa para entregar o melhor para a comunidade de Batayporã. Nesse momento, devido a pandemia, infelizmente esse espaço não poderá ser usufruído. No entanto, espero que muito em breve a população possa ampliar a qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas na Academia da Saúde, reduzindo assim o aparecimento de doenças ligadas ao sedentarismo”, afirmou o Chefe do Executivo.

Na oportunidade, a secretária Marcela Leite ressaltou a importância dessa conquista para o município. “A Academia da Saúde irá fortalecer as ações do setor em articulação com outros programas e ações de saúde desenvolvidas pelas Estratégias Saúde da Família (ESFs) e Vigilância em Saúde, com diversas práticas de promoção da saúde, além de promover a aproximação entre as pessoas da comunidade”, pontuou a Gestora.

Marcela frisou ainda que a estrutura foi concluída há alguns meses, mas devido ao período eleitoral e à pandemia não foi possível colocar em funcionamento, já que o espaço é voltado para atividades em grupos e especialmente para pacientes com comorbidades.

Sobre o Programa - O programa Academia da Saúde, lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a Estratégia Saúde da Família, os Núcleos Ampliados de Saúde da Família e a Vigilância em Saúde.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS