Copa do Mundo | Lancepress! | 06/01/2006 12h19

Transmissão de fotos durante Copa 2006 gera polêmica

Compartilhe:

Uma delegação da Associação Mundial de Jornais (WAN, na sigla em inglês) e de quatro grandes agências de imprensa internacionais se reunirá na próxima segunda-feira com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, para pedir que ele anule as restrições no uso de fotografias, conforme está previsto para a Copa de 2006 na Alemanha.

Os representantes de meios gráficos de comunicação aproveitarão esse encontro, em Zurique, para convencer Blatter de que as limitações que a Fifa impôs à difusão e publicação de fotografias os impediria de oferecer uma cobertura completa do Mundial em seus sites na internet, segundo indicou a WAN em comunicado.

Os veículos se queixam particularmente do fato de a entidade máxima do futebol proibir os meios de publicarem na internet fotos de um jogo antes de uma hora após sua conclusão, além de limitar estritamente o número de imagens a serem divulgadas.

O argumento da Fifa é que, assim, poderá proteger os contratos comerciais que assinou com as empresas encarregadas da retransmissão das partidas da Copa.

A WAN também lamentou a intenção de limitar a edição das fotografias, impedindo, por exemplo, a superposição de grandes títulos, textos ou gráficos sobre as imagens. Segundo a entidade jornalística, isso constitui uma ingerência em matéria de liberdade editorial.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS