Copa do Mundo | GE.Net | 25/05/2006 18h55

Sem ter mais o que ensinar, Parreira orienta parte tática

Compartilhe:

Weggis (Suíça) - Depois de dois dias de treinos com bola, o técnico Carlos Alberto Parreira reconheceu nesta quinta-feira que sua preocupação à frente da seleção brasileira está mais voltada para o ajuste tático da equipe. Com 23 jogadores consagrados no elenco, o treinador explicou que não precisa mais ensinar os fundamentos para os atletas.

"Não tem muito o que ensinar para jogadores desse nível. Tenho que mostrar mais a postura tática e arrumar o time sem a bola, na postura. Com a bola, não há muito o que ensinar a eles. São jogadores que sabem muito bem o que fazer com a bola nos pés. O importante é conversar para ter um time solidário e competitivo para ser campeão", explicou.

Nos primeiros treinos com bola, Parreira evitou impor muito esforço aos atletas para não correr o risco de perder alguém por lesão muscular, já que os trabalhos estão apenas no início.

"Nem deveria haver chutes a gol de longe para não forçar muito. Vamos treinando assim em meio-campo com intensidade para os atletas ganharem ritmo de jogo. Quando eu achar necessário fazer um coletivo, vou fazer. Para preparar uma equipe, não precisa necessariamente fazer sempre coletivo. É importante para ter uma noção da equipe e, por isso, devemos só fazer na véspera de jogo (amistoso)", comentou.

O treinador admitiu que a seleção brasileira não estará em seu ápice de rendimento na estréia da Copa do Mundo, dia 13 de junho, contra a Croácia, mas ressaltou que o time atingirá seu melhor rendimento no momento certo do torneio.

"Esse time não joga junto em uma partida oficial desde outubro (pelas Eliminatórias). Não estaremos em um nível ideal na estréia, e nem deveria estar. A seleção vai crescer durante a competição, acho que a partir da terceira partida para frente", explicou.

Desde o término das Eliminatórias, a seleção disputou ainda alguns amistosos, em que Parreira aproveitou para fazer testes, sem mandar a campo vários jogadores considerados titulares.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS