Copa do Mundo | Da redação | 24/08/2007 16h46

"Rivais", Campo Grande e Cuiabá lutam por lugar na Copa

Compartilhe:
Projetos de estádios serão apresentados: reformas previstas para Verdão (acima) e Morenão (abaixo). Projetos de estádios serão apresentados: reformas previstas para Verdão (acima) e Morenão (abaixo). (Foto: Divulgação)

Campo Grande (MS) - Com propostas - e aparentemente empenho - parecidos, Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) disputam a partir deste sábado (25), no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, qual dos dois Estados poderá ser uma das 12 sub-sedes escolhidas para receberem a Copa do Mundo de 2014, isso tudo, claro, se a notícia de que a região do Pantanal seria uma das préviamente escolhidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se confirmar.

Campo Grande aposta na localização da cidade, no clima, na organização viária, na fronteira do Estado com Bolívia e Paraguai, nos 70% da área do Pantanal, na segurança pública, no sistema de saúde, no potencial turístico, no projeto de reestruturação do Morenão e no apoio da classe política e da população, que segundo o prefeito Nelsinho Trad, colocariam a cidade morena como uma das melhores do país. A reforma completa do Morenão custaria em torno de R$ 140 milhões.

Já Cuiabá, além de reconstruir praticamente todo o estádio Verdão, consta no caderno de encargos entregue à CBF no mês de julho reformas de hospitais, ampliação de ruas e avenidas, reformas e ampliação da rede hoteleira, reformas nas áreas de saúde e educação. "Cuiabá passará por uma ampla reforma em todos os sentidos. Será uma nova cidade", avisa o secretário Esportes e Lazer do Mato Grosso, Baiano Filho.

Nos primeiros trinta minutos será exibido um vídeo, em inglês, sobre a candidatura da cidade e feita a defesa do projeto pelos representantes do município. Nos outros trinta minutos, o representante da cidade candidata responderá a perguntas dos técnicos da Fifa. O vídeo de Campo Grande será sobre a cidade e os projetos de estruturação, como os da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que está elaborando um plano macro de segurança.

Segundo o presidente da Funesp, João Rocha, a apresentação do projeto de Campo Grande caberá ao governador André Puccinelli e ao prefeito da cidade, Nelson Trad Filho. "Não teremos apenas um vídeo, como as demais cidades, mas dois. Um essencialmente técnico e outro que mostra o envolvimento da população e de todos os segmentos da nossa sociedade com o projeto", revela.

Segundo o jornal Diário de Cuiabá, a equipe mato-grossense apresentará um vídeo com as belezas turística do Estado, bem como a maquete da reconstrução do estádio Verdão, de quatro campos para treinos, sendo um em Cuiabá, um em Várzea Grande, um em Chapada dos Guimarães e outro no Lago de Manso.

Integram a equipe de Mato Grosso, além do secretário Baiano Filho, o prefeito Wilson Santos e o secretário de esportes e Cidadania do município Pedro Luiz Sinohara, o secretário de Desenvolvimento do Turismo e presidente do 'Comitê Pró-Copa', Pedro Nadaf, Franciele Leão, responsável pelo vídeo, Carlos Orione, presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, o superintendente da Sinfra, engenheiro Jean Nunes e Silva, responsável pelas obras de reformas do Estádio Verdão, dois índios e um pantaneiro.

Ainda no sábado se apresentam Florianópolis, Curitiba, Cuiabá e Goiânia. Nesta sexta, Recife/Olinda, Maceió, Natal, Salvador e Fortaleza fazem suas defesas. Já no domingo, Rio Branco, Manaus e Belém serão avaliadas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS