Copa do Mundo | Terra Esportes | 18/01/2006 14h43

Rio de Janeiro faz esquema para proteger taça da Copa

Compartilhe:

De acordo com o CML (Comando Militar do Leste), do Rio de Janeiro, foi armado um enorme esquema de segurança para receber a Taça Fifa. O troféu chega à capital carioca nesta quarta-feira e ficará exposto no Forte de Copacabana, a partir de sexta-feira. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Todo o esquema de segurança se deve ao roubo da Taça Jules Rimet, da sede da CBF, nos anos 80. O troféu havia sido conquistado de forma definitiva após o tricampeonato em 1970.

Já a atual Taça Fifa é transitória. O troféu, criado para a Copa de 1974, tem os seus espaços preenchidos pelos cinco países que a conquistaram - Alemanha (1974 e 1990), Argentina (1978 e 1986), Brasil (1994 e 2002), França (1998) e Itália (1982).

Para evitar transtornos, o Exército ficará encarregado do comando da segurança armada do troféu, que ficará trancado em um cofre enquanto não for exposto.

Além disso, a Coca-Cola, patrocinadora da Fifa, será a responsável por todo o aparato de segurança, como filmadoras, detectores de metais, cofre e o transporte da Taça Fifa.

O troféu da Copa do Mundo está fazendo um tour ao redor do mundo. A sua última passagem foi por Johannesburgo, na África do Sul, sede do Mundial de 2010.

Além da capital carioca, a taça também será exposta ao público em São Paulo. Depois, ela será levada a Mar del Plata, na Argentina.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS