Copa do Mundo | CG News | 23/05/2007 10h48

Prefeito volta confiante na chance da Capital ser sub-sede

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - De volta ao cargo, após retorno de viagem a Portugal onde participou do seminário internacional sobre gestão para preparação dos estádios para a Copa do Mundo de 2014, o prefeito Nelson Trad Filho explicou a imprensa que está viabilizando condições para tornar o sonho uma realidade, referindo-se a Campo Grande ser escolhida para ser uma das cidades sub-sedes da Copa do Mundo de Futebol em 2014.

"Nestes 10 dias, visitamos as cidades de Lisboa, Porto e Praga para verificar in loco as transformações que estas cidades sofreram para sediar a Eurocopa de 2004. É impressionante ver que não só a construção dos estádios em si, mas o entorno transformaram os locais em modelos de antes e depois, no sentido da alavanca do desenvolvimento da região. Estamos fazendo contatos para que o grupo que organizou o evento lá venha visitar Campo Grande, conhecer a nossa realidade, trazer as maquetes de como os locais eram e como ficaram", explicou animado o prefeito.

Questionado pela imprensa, o prefeito explicou que Campo Grande deve apresentar uma proposta de reformulação do estádio Morenão. "Ainda vamos definir isso, mas não existe a possibilidade de demolição e reconstrução do Morenão. Ou readequamos, através de reforma, ou construímos outro em novo local", tranqüilizou o prefeito.

Durante a coletiva, Nelsinho explicou que não é possível estimar quanto custaria, para a Capital, ser escolhida uma sub-sede da Copa do Mundo, porque é preciso considerar toda a infra-estrutura, que vai além da dos estádios. "Precisamos considerar os investimentos de forma geral, pesar o desenvolvimento urbano que se gera no entorno, como o sistema viário, de transporte, a infra-estrutura de asfalto, inclusive das BRs, a segurança, a rede hoteleira. Enfim, um círculo virtuoso fantástico que se cria, como o que aconteceu com a Argentina, há 30 anos, ao sediar a Copa de 1978" ressaltou.

Nelsinho demonstrou seu entusiasmo com a estrutura permanente que cada cidade passa a ter, após um investimento desta envergadura. "Por isso, é necessário um conglomerado de investidores: Governo Federal, organismos envolvidos como a CBF e a FIFA, empresários, Governo do Estado e da própria prefeitura", argumentou o prefeito.

Nelsinho Trad explicou que um grupo de trabalho, formado por técnicos da prefeitura, do governo do Estado e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está responsável por responder um rigoroso questionário que, junto com o de outras 18 cidades do país, será entregue para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) até dia 31 de maio. Com estes dados, será montado um caderno com todas as informações sobre o Brasil e entregue a FIFA (Federação Internacional de Futebol), até dia 31 de julho.

"Depois de todo esse trâmite, no mês de setembro a Fifa deve fazer a vistoria das 19 cidades e, em novembro, define se o Brasil será a sede e quais cidades serão escolhidas como sub-sedes. Nenhuma das cidades concorrentes estão cem por cento preparadas, por isso temos grandes chances de ficarmos entre as 12 escolhidas", contou Nelsinho Trad demonstrando toda sua confianças nas perspectivas futuras.

O prefeito finalizou agradecendo o apoio dos parceiros que estão juntos no projeto, e citou a Câmara Municipal, o Governo do Estado, empresários, imprensa e a população. "É justo lembrar aqui que nada disso teria acontecido não fosse um requerimento protocolado na Câmara Municipal pelo nosso parceiro, vereador Vanderley Cabeludo. Confesso que no início achei uma loucura, mas a realidade é que Campo Grande está na disputa e, com a soma dos nossos esforços, vamos mostrar nossas potencialidades para passar na frente de outros municípios e trazer uma nova realidade para nossa querida Capital", finalizou empolgado o prefeito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS