Copa do Mundo | GE.net | 11/06/2006 09h23

Portugal x Angola: Felipão estréia defendendo Portugal

Compartilhe:

Colonia (Alemanha) - O encontro de duas nações que historicamente têm muitos laços em comum. Assim será o duelo entre Angola e Portugal, marcado para este domingo, às 16 horas (de Brasília). Colônia portuguesa até 1975, Angola sofreu com uma guerra civil após a independência e muitos culpam a antiga metrópole pelos desentendimentos entre facções internas.

As diferenças entre as duas nações são mais acentuadas ainda no futebol. Portugal vai para a sua quarta Copa do Mundo e já conta no currículo com um terceiro lugar, em 1966, sob a liderança do maior jogador da história do país: Eusébio. Já os angolanos vão para seu primeiro Mundial e, contando com vários jogadores que atuam em território luso, esperam surpreender em seu jogo de estréia.

Portugal e Angola enfrentaram-se apenas duas vezes na história, com duas vitórias tranqüilas dos europeus. Em março de 1989, as duas seleções jogaram no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com goleada lusa por 6 a 0. Em novembro de 2001, e no mesmo estádio, novo passeio português, desta vez por 5 a 1.

Os times também terão posturas diferentes neste domingo. Luiz Felipe Scolari, o brasileiro que terá a missão de comandar Portugal, montou um time ofensivo, com o quarteto ofensivo que tem em mãos, composto por Deco, Figo, Cristiano Ronaldo e Pauleta. Deco, por sinal, chegou a assustar o treinador no treino de sexta-feira, quando reclamou de dores no pé esquerdo, mas já está confirmado na partida.

"Não se trata de um time ofensivo e sim de um time que acredita em seu potencial, sem excesso de confiança. Estamos agora bem melhor do que na Eurocopa", garante Felipão, referindo-se ao vice-campeonato europeu, em 2004.

Já a Angola, zebra assumida do Grupo D, quer surpreender o ex-colonizador. "Ninguém pode cantar vitória antes do apito final. Por isso acredito que, se entrarmos bem contra Portugal, poderemos desanimar muitas seleções", vislumbra o meia André. A equipe africana não tem problemas para esse jogo, mas atuará num esquema defensivo, com Akwa isolado no ataque.

"Não podemos dar espaço para o time de Portugal, que conta com grandes jogadores, todos atuando em grandes centros europeus", defende-se o técnico Oliveira Gonçalves. Além das duas seleções, também compõem o Grupo D as seleções de México e Irã, que se encaram no mesmo dia.

FICHA TÉCNICA
ANGOLA X PORTUGAL

Local: Stadion Köln, em Colonia (Alemanha)
Data: 11 de junho de 2006 (Domingo)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Assistentes: Walter Rial (Uruguai) e Pablo Fandiño (Uruguai)

ANGOLA: João Ricardo; Locô, Jamba, Kali, Delgado; Macanga, André, Mendonça, Figueiredo e Mateus; Akwa
Técnico: Oliveira Gonçalves

PORTUGAL: Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Petit, Deco e Figo; Cristiano Ronaldo e Pauleta
Técnico: Luiz Felipe Scolari

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS