Copa do Mundo | Da redação | 12/06/2006 11h09

Portugal vence Angola por um a zero, mas não convence

Compartilhe:

Colônia (Alemanha) - Na partida entre duas nações que falam português, deu a lógica. Portugal não encontrou resistência na seleção da ex-colônia Angola e garantiu três pontos em sua estréia na Copa do Mundo, na tarde deste domingo, em Colônia. Mesmo sem contar com Deco, poupado, a equipe lusa venceu a partida por 1 a 0.

O time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari impôs um ritmo acelerado ao compromisso nos minutos iniciais. Em apenas 30 segundos, Pauleta quase mandou para as redes. Perdidos em meio à velocidade lusitana, os angolanos não conseguiram evitar o gol. Finalmente mostrando vontade de ajudar a seleção, Luis Figo deu uma meia-lua no zagueiro e cruzou para Pauleta arrematar para as redes.

Portugal constatou que faria o segundo gol quando quisesse e, inclusive, carimbou o travessão em cabeçada do sumido Cristiano Ronaldo. No entanto, o excesso de confiança atrapalhou o time de Felipão, que diminuiu o ritmo para níveis sonolentos, ameaçando apenas em jogadas individuais, principalmente com Figo. Angola percebeu o desinteresse da metrópole e tentou revidar aos ataques, mas a falta de técnica atrapalhou o esforçado Akwa, o melhor da seleção africana.

Nos minutos iniciais da etapa complementar, os portugueses demonstraram que buscariam com mais veemência o ataque. Porém, não demorou para a partida voltar ao mesmo ritmo do primeiro tempo. Figo ainda tentou criar algumas jogadas, sem encontrar um colega disposto a ajudá-lo. Sumido em campo, com apenas alguns lances isolados de qualidade, o atacante Cristiano Ronaldo foi substituído por Costinha e deixou clara sua insatisfação, balançando a cabeça de forma negativa até sentar-se no banco.

Mas nada que Felipão fizesse seria suficiente para tirar a apatia da seleção em campo, motivando as vaias que puderam ser ouvidas nas arquibancadas a partir da metade da etapa.

Com a vitória, os portugueses se colocaram ao lado do México na ponta do Grupo D, ambos com três pontos. No próximo sábado, Felipão coloca seus atletas em campo para encarar o Irã. Já a Angola tentará se reerguer no dia anterior contra os mexicanos.

Local: Stadion Köln, em Colônia (Alemanha)
Data: 11 de junho de 2006, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Cartões amarelos: Cristiano Ronaldo e Nuno Gomes (Portugal). André Macanga, Jamba e Loco (Angola).
GOLS: Pauleta, aos 4 minutos do primeiro tempo.

ANGOLA: João Ricardo; Loco, Jamba, Kali e Delgado; André Macanga, Zé Kalanga (Edson), Mendonça e Figueiredo (Miloy); Mateus e Akwa (Mantorras)
Técnico: Oliveira Gonçalves

PORTUGAL: Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Tiago (Hugo Viana), Petit (Maniche), Figo e Simão Sabrosa; Cristiano Ronaldo (Costinha) e Pauleta
Técnico: Luiz Felipe Scolari

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS